O uso de revitalização de marketing
Seminário: O uso de revitalização de marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreia.santos • 30/10/2013 • Seminário • 616 Palavras (3 Páginas) • 581 Visualizações
NEGATIVA (Corrigir a demanda - Marketing de Conversão) – é quando uma parcela do mercado não gosta ou evita o produto/serviço. Esta demanda é pior do que a inexistente, pois relata uma rejeição. Ex. Vacinas, vasectomia, empreendedores tem demanda negativa por ex presidiários e alcóolatras.
EXCESSIVA ( Reduzir a demanda – M. Demarketing) – quando o volume de consumidores é maior do que a empresa pode ou deseja atender. Ex. Shows de artistas famosos, baladas famosas, finais de campeonatos de futebol.
INEXISTENTE ( Criar a demanda – M. Estímulo) – Quando os consumidores podem desconhecer ou não estarem interessados pelo produto/serviço. Ex. Novos aplicativos de informática, novas técnicas de produção ou cultivo.
IRREGULAR (Sincronizar a demanda – M. Sicromarketing) – é quando ocorre sazonalidade na procura, ou seja, a procura por um produto/serviço ocorre mais ou menos em certa época. Ex. Vendas de sorvete, bancos cheios na hora do almoço.
INDESEJADA (Destruir a demanda – M. Contramarketing) – é toda a procura por produtos/serviços prejudiciais à sua saúde, à sociedade ou meio – ambiente. Ex. Bebidas alcóolicas, drogas, cigarros, armas de fogo.
LATENTE (Desenvolver demanda – M. Desenvolvimento) – é quando muitos consumidores compartilham uma necessidade que nenhum produto existente é capaz de satisfazê-lo plenamente. Ex. Edifícios mais seguros, carros mais econômicos, cigarros inofensivos.
PLENA (Manter a demanda – M. Manutenção) – Quando as empresas estão satisfeitas com seu volume de negócios. Ex. Telefones e celulares
DECLINANTE (Revitalizar a demanda – Remarketing) – quando a demanda diminui gradativamente em relação a demanda anterior. Ex. Fieis da igreja católica, faculdades particulares vêm diminuindo as matriculas.
O QUE A ÁREA DE MAKETING DEVE FAZER?
NEGATIVA - O Marketing deve focar em valorizar os benefícios do produto/serviço. Ou seja, redesenhar o produto/serviço criando uma imagem positiva do mesmo. Deve-se analisar por que o mercado não gosta do produto, e avaliar ações de redesenho do produto, preços mais baixos e promoções positivas, num esforço de mudança de crenças e atitudes.
INEXISTENTE - É aconselhável ao marketing, nestes casos, sintonizar os benefícios do produto/serviço com as reais necessidades dos consumidores. A tarefa do marketing é encontrar meios de ligar os benefícios do produto às necessidades e aos interesses naturais das pessoas.
LATENTE - Deve-se mensurar( medir) o tamanho da demanda e, quando substancial, desenvolver produtos para satisfazer os consumidores. Neste caso, deve ser usado o marketing de desenvolvimento.
DECLINANTE - O Marketing deve identificar as causas do declínio, estudar e desenvolver estratégicas para reverter à queda para que o produto/serviço seja redesenhado e determinar se a demanda poderá ser reestimulada com novos mercados-alvo, mudanças na característica do produto ou comunicações mais eficazes. Utilizar o marketing de revitalização (criativo).
IRREGULAR - O marketing deve buscar estratégias para modificar o padrão de demanda, com preços mais flexíveis, oferecendo descontos, promoções e outros inventivos nos dias de pouco movimento para sincronizar a demanda. Chama-se sincromarketing.
PLENA - O Marketing
...