ORGANOGRAMA, FLUXOGRAMA E FUNCIONOGRAMA
Artigo: ORGANOGRAMA, FLUXOGRAMA E FUNCIONOGRAMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deividlsm • 15/5/2014 • 2.277 Palavras (10 Páginas) • 4.112 Visualizações
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ORGANOGRAMA, FLUXOGRAMA E FUNCIONOGRAMA
CLEITON DOS SANTOS
JONI KRIGER
PAULO HENRIQUE CECCON
PROFESSOR JUCILEI HUBNER
Organização e Métodos
São Bento do Sul – SC
2013
CLEITON DOS SANTOS
JONI KRIGER
PAULO HENRIQUE CECCON
ORGANOGRAMA, FLUXOGRAMA E FUNCIONOGRAMA
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Organização e Métodos no curso de Administração de Empresas da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. Professor Jucilei Hubner.
São Bento do Sul – SC
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. ORGANOGRAMA 5
1.1. Conceitos 5
1.2. Características 5
1.3. Vantagens 6
1.4. Para que serve 6
1.5. Limitações e/ou desvantagens 7
1.6. Exemplos 8
2. FLUXOGRAMA 9
2.1. Conceitos 9
2.2. Características 9
2.3. Vantagens 10
2.4. Para que serve 10
2.5. Limitações e/ou desvantagens 11
2.6. Exemplos 12
3. FUNCIONOGRAMA 13
3.1. Conceitos 13
3.2. Características 13
3.3. Vantagens 13
3.4. Para que serve 14
3.5. Limitações e/ou desvantagens 14
3.6. Exemplos 14
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
INTRODUÇÃO
À medida que uma empresa vai crescendo, o número de unidades e subunidades de trabalho vai aumentando e vão sendo acrescentados novos níveis de chefia. Tanto administradores como subordinados ficam mais afastados dos resultados finais de seus atos.
Precisam de um entendimento claro de como suas atividades entram no quadro mais amplo de o que é a organização e de o que ela faz. A maioria das estruturas organizacionais é muito complexa para ser transmitida verbalmente. Para mostrar a estrutura da organização, os administradores normalmente fazem um organograma, que diagrama as funções, os departamentos ou cargos da organização e mostra como eles se relacionam. As unidades separadas da organização em geral aparecem em retângulos, ligados entre si por linhas cheias que indicam a cadeia de comando e os canais oficiais de comunicação.
1. ORGANOGRAMA
1.1. Conceitos
O organograma é o registro das posições hierárquicas da empresa no intuito de representar claramente o relacionamento entre cargos e funções. Em um organograma encontramos toda a organização da atividade empresarial e quais são os envolvidos por delegar ou executar as funções.
Normalmente o organograma é conduzido por retângulos, representando um cargo e função. O nível hierárquico é definido de forma horizontal dentro do gráfico e assim definido o retângulo alto superior (cargo e importância), do que o retângulo baixo.
Para que os objetivos sejam alcançados é importante que o responsável por sua elaboração observe o fato de que o organograma deve possibilitar uma leitura fácil e, conseqüentemente uma boa interpretação dos componentes da organização.
O organograma está envolvido em uma metodologia. Também pode e deve ser modificado de acordo com as variações que venham a existir na organização de uma instituição.
1.2. Características
Há vários tipos de organogramas, sendo os descritos abaixo, que mais são encontrados nas organizações:
- Organograma vertical é utilizado para representar a hierarquia nas empresas em geral.
- Organograma circular possui no se conceito o contrário do organograma clássico, pois é utilizado quando se quer ressaltar a o trabalho grupal, não havendo a preocupação em representar a hierarquia.
- Organograma horizontal é feito com base na hierarquia da organização, porém estas características são focadas suavizar o sentido de hierarquia, devido à sua representação estar nivelada desde os cargos mais altos da hierarquia aos mais baixos.
- Organograma matricial: Utilizado para representar a estrutura das organizações cuja definição das suas unidades funcionais não se apresentam claramente delineadas ou delimitadas. Pode representar grupos de trabalhos divididos por projetos que podem ser temporários, dando caráter de estrutura informal.
1.3. Vantagens
Uma vantagem é que os empregados e outras pessoas podem contar com um quadro que mostra como a organização está estruturada. No organograma aparecem os administradores, os subordinados e as responsabilidades. Além disso, se é preciso alguém para cuidar de um problema específico, o organograma mostra onde está pessoa pode ser encontrada. Por fim, o processo de construção do organograma permite que os administradores identifiquem exatamente os defeitos de organização – como fontes potenciais de conflito ou áreas onde esteja havendo duplicação desnecessária
...