Organização De Pessoas E Mercado
Casos: Organização De Pessoas E Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Joanna • 9/5/2013 • 1.986 Palavras (8 Páginas) • 497 Visualizações
ORGANIZAÇÃO, PESSOAS E MERCADO
Hotéis econômicos com alto padrão de qualidade
Trabalho apresentado à disciplina Organização, Pessoas e Mercado da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.
Prof. Elisete Zamproio, Fabiano P. Galão, Rinaldo Lima, Marcelo Tarifa.
Montes Claros
2012
RESUMO
Por meio de um estudo de caso apresentam-se a importância dos conteúdos que envolvem a organização, as pessoas e o mercado; focando a discussão prática de estratégias de negócios por uma rede de hotéis. Relevam a importância do conhecimento nas diferentes ferramentas de gestão, sua compreensão conceitual e aplicabilidade.
Palavras-chave: Organização. Pessoas. Mercado.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 ORGANIZAÇÃO, PESSOAS E MERCADO – Hotéis econômicos com alto padrão de qualidade 6
3 ANÁLISE FUNDAMENTADA 12
4 CONCLUSÃO 13
APÊNDICES 15
1. INTRODUÇÃO
O estudo de caso realizado tem como objetivo principal a avaliação e exercício do conhecimento sobre as disciplinas que envolvem a Organização, as Pessoas e o Mercado.
Apresenta-se nesse trabalho, através do desenvolvimento de resoluções para questões propostas, a discussão prática das estratégias organizacionais utilizadas por uma rede de hotéis, que atua em diversos segmentos distintos e complementares: hotelaria e serviços às empresas são os dois eixos de negócio. No presente trabalho será abordado, através de análise prática, a importância do conhecimento sobre as diferentes ferramentas de gestão, de acordo com os critérios e características de cada ferramenta.
Constata-se que o foco central do Grupo Accor Hospitality trata-se de poder oferecer ao cliente um produto de qualidade por um preço acessível. Cabe então, ao grupo aplicar uma administração estratégica, a fim de produzir um desempenho que atenda às suas necessidades, através de um modelo de operação diferenciado o qual irá surpreender e superar as expectativas de seus clientes.
2. ORGANIZAÇÃO, PESSOAS E MERCADO – Hotéis econômicos com alto padrão de qualidade
Pode-se afimar que uma compra teve valor quando a soma dos benefícios é superior aos custos incorridos. A mercadoria é um objeto que, a partir de suas propriedades materiais, tem a propriedade de atender as necessidades do homem, bem como poder ser trocada por mercadorias distintas de si.
A mercadoria pode ser definida como uma riqueza, mercantil, que possui valor de uso e valor de troca, ao mesmo tempo. Um produto que não conter alguma dessas duas propriedades não é uma mercadoria. Qualquer produto que tenha a capacidade de satisfazer necessidades, mas não tenha a propriedade de ser trocado por outro, não pode ser levado ao mercado para a troca, não é um elemento constitutivo de uma economia mercantil, embora até possa coexistir com ela. Logo, não é uma mercadoria.
É difícil pensar em um produto que não tenha valor de uso e possua valor de troca, já que nenhum produtor desejará comprar, pagando por isso algo correspondente a um valor de troca, se a mercadoria em questão não satisfizer suas necessidades, isto é, nenhum produtor troca uma mercadoria sem reconhecer na mercadoria alheia um valor de uso. Trata-se de uma pré-condição para a troca. Para os fornecedores, valor é qualquer característica que aumente o interesse de seus clientes: disponibilidade, apelo ecológico, garantia.
O valor da logística é manifestado inicialmente em função do tempo e do lugar. Os serviços não têm valor a menos que estejam à disposição dos clientes quando e onde eles pretendem utilizá-los. A percepção que o consumidor tem é de exclusividade nos produtos.
O principal ponto na visão de quem fornece o serviço é o seu lucro, bem como os indicadores que mostram que ele está sendo crescente e sustentável. Para isto, porém, é preciso olhar para dois componentes do mercado: concorrentes e clientes. Os clientes buscam a melhor relação benefícios x custo, isto é, o maior valor. Cada cliente, no entanto, possui preferências diferentes.
O conhecimento do valor percebido pelo cliente comparativamente a concorrência, e a adoção de estratégias que contemplem esse valor permite a empresa obter as vantagens competitivas necessárias para a obtenção de relações estáveis e duradouras No seu relacionamento com os clientes, as empresas líderes, como na Rede de Hotéis Ibis passam a focar o valor percebido, acreditando ser ele, ao invés da satisfação dos consumidores, o impulsionador da lealdade dos clientes, conduzindo-os à escolha. O relacionamento permite a empresa conhecer melhor os clientes e o mercado e adequar a abordagem junto ao consumidor, centrando os argumentos de venda no valor em lugar de preço.
Uma estratégia que deverá ser seguida pela Rede de Hotéis Ibis para que não entreguem a tarefa de formar preços para seus concorrentes é a diferenciação de seus produtos e serviços, agregando atributos tais como praticidade, higiene, decoração, etc; que efetivamente interessem aos consumidores.
Deve-se seguir, basicamente, o seguinte roteiro para que este objetivo seja alcançado:
a)
...