O Mercado E A Gestão De Pessoas
Artigo: O Mercado E A Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SoniRodrigues • 10/5/2013 • 975 Palavras (4 Páginas) • 470 Visualizações
AUTONOMIA DO TRABALHO:
O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS
Santa Luzia
2011
AUTONOMIA DO TRABALHO:
O MERCADO E A GESTÃO DE PESSOAS
Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia de Recursos Humanos 1º Semestre da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teorias da Administração, Relações Interpessoais, Tecnologia e Desenvolvimeto Humano e Análise Econômica Social.
Santa Luzia
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 3
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo pretende abordar analiticamente a importância das disciplinas ministradas no curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos no primeiro semestre de 2011.
Este estudo se justifica visando à necessidade de qualificação e formação tanto dos colaboradores quanto das empresas no mercado atual, tendo em vista a era da informação e do conhecimento. Atualmente, percebemos que um dos indicadores de desempenho empresarial, “talvez” o mais importante no contexto de mercado, é sua capacidade de atrair, desenvolver e reter talentos.
Devido o aumento da competição e a maior exigência de padrões elevados de qualificação e desempenho nos diversos setores e situações da vida, para que pessoas e organizações possam responder a essas novas condições com sucesso, é necessário que todos desenvolvam suas habilidades.
2 DESENVOLVIMENTO
Desta forma, muitas vezes nos perguntamos por que estudar as teorias da administração?
A reposta é muito simples as teorias da administração servem de guias para as tomadas decisões administrativas. Elas nos fazem conscientes do ambiente organizacional, são fontes de idéias novas, além de viabilizar inúmeras contribuições na administração moderna das empresas.
Destacam-se aqui as relações interpessoais que são consideradas todos e quaisquer contatos entre pessoas, relacionar é dar e receber ao mesmo tempo, é abrir-se para o novo é aceitar e fazer-se aceito, é buscar ser entendido e entender o outro. A aceitação começa pela capacidade de escutar o outro, colocar-se no lugar dele e estar preparado para aceitar ao outro em seu meio.
As relações interpessoais acontecem de forma mais precisa quando há uma interação mais efetiva entre os indivíduos seja em meio familiar, educacional, institucional ou profissional, uma vez que elas estão ligadas a resultados finais de harmonia, sucesso e rendimento produtivo. Um dos fatores que colaboram para a realização favorável das relações interpessoais é o trabalho em equipe, no qual o grupo busca uma interação entre o objeto e sua finalidade.
Ao relacionar-se bem e com uma boa comunicação, a valorização do profissional permite maior interação e mais cooperativismo entre o líder e os demais colaboradores através de trocas de experiências e conhecimentos, possibilitando maior expressão de suas competências e contribuição para desenvolver as atividades da equipe de trabalho.
Os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais, mas também se pode verificar que muitas vezes os homens se comportam de forma dualista.
Segundo Chiavenato (2000)
O homem se caracteriza por um padrão dual de comportamento: tanto pode cooperar como pode competir com os outros. Coopera quando os seus objetivos individuais somente podem ser alcançados através do esforço comum coletivo. Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros. (p.128)
Sabe-se
...