Os Efeitos da Crise Financeira de 2008 no Valor das Empresas e Nos Ativos Intangíveis
Por: Natacha Marinho • 9/5/2020 • Relatório de pesquisa • 261 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Os efeitos da crise financeira de 2008 no valor
das empresas e nos ativos intangíveis
Resumo – Introdução
A pesquisa em questão tem o intuito de analisar e identificar como ocorreu os ativos não físicos das empresas e o mercado na crise que ocorreu no ano de 2008, demonstrando os efeitos dessa crise por causa do intangível não reconhecido, considerando o valor de mercado derivado do preço e da quantidade de ações enquanto os intangíveis são considerados pelos seus valores contábeis e a diferença entre o valor de mercado e o contábil.
O principal objetivo é identificar os intangíveis e o valor de mercado das empresas no ano de 2008, analisando assim, os intangíveis não reconhecidos e reconhecidos, como também o valor de mercado dessas empresas. Deixando claro a importância de conhecer esses ambientes para mensurar os ativos evidenciados nessas demonstrações contábeis.
Destacam também como que esses intangíveis, sendo reconhecidos ou não, representam para as empresas e a valorização das preferências do mercado que podem ser testadas em momentos que oscilam nos valores, como nesses tempos de crises. O fato de como os mercados agregam nessas preferências, transforma os indicadores em uma potencial demanda de informação, induzindo muitas pesquisas desses mercados.
Por fim, esses ativos intangíveis são tão importantes para os determinantes de avaliação dessas empresas, que a percepção positiva se dá pela expectativa dos ganhos superiores, no qual os investidores estão dispostos, agregando valor a essas empresas e ampliando o valor de mercado delas, tendo uma função de fornecer uma base financeira confiável para essas empresas durante as crises passadas no ano de 2008.
...