Os Principios Gerais Do Direito Empresarial
Artigos Científicos: Os Principios Gerais Do Direito Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: life095 • 3/9/2013 • 375 Palavras (2 Páginas) • 2.854 Visualizações
Os princípios gerais do direito empresarial são:
Livre Iniciativa
É um principio constitucional tratado no artigo 170 da constituição federal. Assegura a todos o livre exercício de atividades econômicas, se cumprindo todas as leis. Cada um é livre desde que esteja respeitando todas as leis.
Livre concorrência
É um principio constitucional tratado no artigo 170 da constituição federal. Esse promove uma livre competição entre empresas, a fim de evitar má-fé entre empresas concorrentes, chamado de concorrência desleal.
A concorrência desleal ocorre quando uma empresa/empresário tem o propósito de prejudicar seus concorrentes diretos na sua área, de modo visível, infligindo perdas totais ou parciais ao mesmo.
Assim como a livre iniciativa, a livre concorrência reprime o abuso de poder.
O abuso de poder ocorre quando uma empresa possui um grande poder econômico que pode acarretar o fim da concorrência e o aumento exorbitante dos lucros.
A livre concorrência serve também aos Estados, onde o mesmo pode fixar preços a fim de intervir na economia.
Livre associação
Livre associação é o principio que ninguém, é obrigado a manter-se vinculado com alguém, seja esse sindicatos ou sócios de uma empresa.
Função Social da Empresa
É onde um administrador é coagido a investir na região da empresa com o meio-ambiente, com a cultura ou com a redução da desigualdade social, assim, ganhando em troca desconto em impostos que seriam cobrados da empresa para esses fins.
Legalidade e Irretroatividade
O princípio da legalidade é quando tudo está respeitando a lei.
O principio da Irretroatividade é que a lei jamais voltará atrás, menos para beneficiar um réu.
Exemplo 1 : Uma lei criada em 2009 que proíbe o uso de bicicletas vermelhas, não poderá punir aqueles que utilizaram bicicletas vermelhas em 2008.
Exemplo 2 : Em 2005 um réu cometeu uma infração, em 2006 foi criado uma lei em que essa infração cometida em 2005, não seria mais considerada uma infração, assim o réu usou o principio da irretroatividade para o seu lado, retirando qualquer queixa a si.
Boa-Fé
Boa-Fé é um princípio amparado pela ética inspiradora da ordem jurídica e a aplicação de normas existentes.
A dois tipos de “Boa-Fé”, que são eles:
1 – Boa-Fé subjetiva: É aquela que envolve o psicológico. Leva-se em conta os conhecimentos e a ignorância da pessoa.
2 – Boa-Fé objetiva: É um roteiro de normal e condutas a ser seguidos pelas partes.
Bibliografia
http://blog.newtonpaiva.br/direito/wp-content/uploads/2012/08/PDF-D13-03.pdf
http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=851
http://www.congressodireitocomercial.org.br/2011/images/stories/pdfs/gep2.pdf
...