PIM II - DINÂMICA
Por: 29801 • 21/11/2019 • Monografia • 606 Palavras (3 Páginas) • 351 Visualizações
Dinâmica Das Relações Interpessoais
As relações interpessoais estão ligadas diretamente aos comportamentos e atitudes que determinam o grau de convívio na sociedade e dentro de uma organização.
No Hotel Qualiti Faria Lima o relacionamento interpessoal é fundamental, são as pessoas que movem os negócios, que estão por trás dos lucros e de todo bom resultado, por isso o Hotel investe muito nas relações humanas. O sucesso da empresa referente às relações interpessoais dentre outros fatores, pode ser conquistado através do respeito, da educação, do profissionalismo, da humildade, da empatia e da valorização do indivíduo. O respeito deve ser sempre a chave principal das relações, por isso, procurar compreender esses aspectos deve ser algo diário e constante no ambiente de trabalho, pois passamos muitas horas de nosso dia trabalhando.
Cada colaborador possui uma história de vida, valores individuais e pontos de vistas diferentes. O Hotel espera de cada um, a formação de uma equipe que atinja os mesmos objetivos, a eficiência no trabalho.
A ética é outra questão fundamental no processo dos relacionamentos interpessoais. Saber impor limites e respeitar o próximo, principalmente em atividades como dinâmicas de grupo e o trabalho em equipe.
A comunicação interpessoal realiza-se de pessoa para pessoa, num processo básico de interação constituído por três elementos nucleares: emissor, receptor e mensagem e três elementos muito importantes também: código, canal e contexto.
O Hotel estuda conhecer os conceitos e definições de relações interpessoais para melhor produtividade de grupos e equipes de trabalho para assim obter resultados positivos.
A empresa possui poucos problemas de comunicação e comportamentais pois trabalham muito para não ocorrer alta de conhecimento específico, falta de direcionamento, por problemas comportamentais, falta de afinidade com o interlocutor, uma série de fatores isolados que atrapalham a comunicação que por fim afetam toda tarefa que deve ser feita.
Procuram apontar virtudes e falhas, identificando se determinados comportamentos podem ser trabalhados em prol da organização.
O hotel procura fazer premiações se atingirem a meta estipulada, desde folgas a viagens para seus funcionários. Assim como diversos benefícios que a empresa oferece para seus funcionários. O foco da empresa é manter o funcionário motivado para atingir suas metas. Se o funcionário está motivado as metas são atingidas muito mais rápido.
Se os relacionamentos interpessoais são construtivos, colaborativos ou permeados por laços de amizade ou afeto, é possível uma boa interação e coesão grupal, mas caso haja um clima desfavorável no nível emocional, toda a integração é comprometida e consequentemente a produtividade. Não basta ter competência técnica, é preciso ter competência emocional.
O hotel procura fazer dinâmicas com seus funcionários, como a Ilha do Tesouro.
Essa dinâmica é útil para aumentar a motivação da equipe e estimular o trabalho em grupo, ao mesmo tempo em que se oferece um momento de descontração para o time. Para aplicá-la, é preciso providenciar uma recompensa — como uma caixa de bombons ou doces — e algumas folhas de jornal.
Os participantes devem formar duplas entre si e cada uma delas deve se posicionar sobre uma folha de jornal, dispostas lado a lado em uma das extremidades da sala. Na outra extremidade, deve estar o “tesouro”, que se trata de uma outra folha de jornal sobre a qual é colocada a recompensa.
...