PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Por: agathaluanaf • 18/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 5.680 Palavras (23 Páginas) • 221 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL
AGATHA LUANA FRANÇA, ALINE MIRANDA SOUSA, FERNANDO RAÍ LIMA GOMIDE LEITE, GEOVANNA SILVA CAVADAS
TURMA 1PUB35A – 2018.1
PLANO DE MARKETING DA FARM
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING – MARCOS AURELIO SALLES
RIO DE JANEIRO
2018
AGATHA LUANA FRANÇA, ALINE MIRANDA SOUSA, FERNANDO RAÍ LIMA GOMIDE LEITE, GEOVANNA SILVA CAVADAS
PLANO DE MARKETING DA FARM
TRABALHO APRESENTADO NA AULA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING, TURMA 1PUB35A, 2018.1 NO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NA UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA.
PROFESSOR MARCOS AURELIO SALLES.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING – MARCOS AURELIO SALLES
RIO DE JANEIRO
2018
SUMÁRIO EXECUTIVO
A Farm, empresa de vestuário feminino, conta com a pegada de roupas descoladas e despojadas, estampas inovadoras e criativas, bem ao estilo carioca. Os sócios Katia Barros e Marcelo Barros deixaram seus empregos, ela era contadora e ele, engenheiro, para iniciarem seu próprio negócio. No início tornaram-se franqueados de uma marca em São Paulo que não deu certo. Apesar da frustração, eles não desistiram e foram à luta atrás do sonho de serem empreendedores. A Rua Farm de Amoedo, em Ipanema, foi a inspiração para a escolha do nome da empresa que tem a cara do Rio de Janeiro e conta também com um estilo bem praiano.
Palavras-chave: Farm; Vestuário; Marca; Feminino;
SUMÁRIO
SUMÁRIO EXECUTIVO v
SUMÁRIO vi
1. CONCEITO DO NEGÓCIO 05
1.1. A OPORTUNIDADE 05
1.2. O NEGÓCIO 05
1.2.1 MISSÃO 05
1.2.2 VISÃO 06
1.2.3 VALORES 06
2. MERCADO , CONCORRENTES E FORNECEDORES 06
2.1. ANÁLISE DO SETOR 06
2.2. ANÁLISE DO MERCADO 09
2.2.1 ANÁLISE DO AMBIENTE COMPETITIVO (MODELO DE 5 FORÇAS DE PORTER)....................................................................................................................11
2.3. PESQUISA MERCADOLÓGICA 12
2.4. Análise SWOT 16
2.5. CONSUMIDORES POTENCIAIS E SEGMENTAÇÃO 17
2.6. CONCORRENTES 18
3. COMPOSTO DE MARKETING
3.1 ESTRATÉGIAS DO PRODUTO OU SERVIÇO 18
3.2 ESTRATÉGIAS DE PREÇO X
3.3 ESTRATÉGIA DE PRAÇA - DISTRIBUIÇÃO X
3.4 ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO OU COMUNICAÇÃO X
3.5 VANTAGENS COMPETITIVAS E RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES X
4. FONTES X
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS X
6. ANEXOS X
OUTROS
X
CONCEITO DO NEGÓCIO
- A OPORTUNIDADE
A Farm despontou com um pequeno stand na famosa Babilônia Feira Hype em 1997, começou chamando atenção do público mais jovem, os adolescentes e estudantes universitário. Surgia ali uma marca com estampas variadas e com o estilo que as cariocas estavam procurando. Não demorou muito para a Farm alcançar o maior sucesso. E com seis meses de participação na feira, o espaço começou a ficar pequeno para comportar sua clientela, que já fazia filas imensas na Feira.
- O NEGÓCIO
Com o crescimento, a Farm inaugurou, em 1999, sua primeira loja no Posto 6 em Copacabana na Zona Sul do Rio de Janeiro, e não demorou muito para a marca crescer ainda mais. A expansão dos negócios atravessou fronteira e alcançou outros estados do Brasil. Hoje são mais de 60 lojas próprias em 20 estados e muitas parcerias internacionais e nacionais de sucesso.
A Farm criou um grande império com o seu visual fortíssimo e seu design inovador deixando seu público sempre apaixonado com seu estilo descolado e descontraído.
- Segmentação psicográfica – Este segmento dividi diferentes grupos com base em seu estilo de vida, personalidade e até mesmo seus valores. No caso da marca Farm, o posicionamento tem foco no estilo praiano da Zona Sul do Rio de Janeiro.
- Segmentação demográfica – Este segmento dividi o mercado baseado na idade, sexo, renda e outras ocupações. No caso da marca Farm, podemos classificar em jovens adolescentes e estudantes universitários da classe média A e B, moradores da Zona Sul carioca.
São 66 lojas físicas em 20 estados brasileiros, além da loja online disponível para adquirir os produtos, que estreou em 2010 e vende 2,5 vezes mais que as unidades físicas.
- MISSÃO
O ciclo de vida da instituição pode ser entendido como a história completa de cada produto disponibilizado através de suas fases de vendas. É formado então, o conceito de obsolescência planejada, ou seja, as coleções já nascem com data prevista para serem retiradas do mercado.
Os proprietários da marca informam que “Seremos a melhor e maior equipe de marcas de moda do Brasil, reconhecida e admirada mundialmente pela criatividade, energia, paixão e eficiência”.
...