PLANO DE MARKETING PARA UMA NOVA LINHA DE PRODUTOS DO STARBUCKS
Por: Camilla Uzêda • 15/4/2017 • Trabalho acadêmico • 3.317 Palavras (14 Páginas) • 781 Visualizações
FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS ESCOLA DE
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO
MASTER IN BUSINESS AND MANAGEMENT
CAMILLA BARROS UZÊDA
DIEGO SOUZA DE PENHA
JULIANA KAZUE SUMITA
LEONARDO RIBEIRO DA SILVA
RAPHAEL MONTEIRO CABRAL VIANA
ESTUDO DO DESAFIO DE MARKETING PARA A ENTRADA DE NOVOS PRODUTOS DA EMPRESA STARBUCKS BRASIL
Trabalho da pós-graduação Master in Business and Management, da disciplina de Consumidores e Produtos
Professor:
Paulo Bianco Standerski
SÃO PAULO
2017
SUMÁRIO
1 DESCRIÇÃO DO DESAFIO ENFRENTADO PELA ORGANIZAÇÃO 03
2 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING 05
3 ESTRATÉGIA 07
3.1 Segmentação 07
3.1.1 Segmentação Demográfica 07
3.1.2 Segmentação Psicográfica – Personas 07
3.1.3 Segmentação Comportamental 08
3.2 Público-alvo 09
3.3 Posicionamento 09
4 ANÁLISE DOS 4 Ps 10
4.1 Produto 10
4.2 Preço 10
4.3 Praça 11
4.4 Promoção 12
5 RECOMENDAÇÕES 13
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 DESCRIÇÃO DO DESAFIO ENFRENTADO PELA ORGANIZAÇÃO
O mercado brasileiro tem presenciado cada vez mais novos entrantes estrangeiros, principalmente redes de sucesso. Uma delas, que está no país desde 2006, é a Starbucks, empresa de origem norte americana com atuação mundial, que surgiu no início da década de 70 em Seattle, Estados Unidos.
Começando timidamente com algumas lojas apenas dentro de shopping centers, hoje já conta com um total de um pouco mais de 100 espalhadas pelo eixo Rio-São Paulo, com a meta de chegar a 367 pontos em quatro anos, considerando outras cidades do país.
Por conta do crescimento do interesse por produtos gastronômicos sofisticados e com esse bem-sucedido histórico, a empresa está investindo agora em ampliar o seu mix de produtos, incluindo a linha de alimentos comuns ao público brasileiro. A ideia é proporcionar ao cliente o seu tradicional café da manhã, lanche da tarde, mas com o conceito de experiência e qualidade da Starbucks. Com isso, a empresa estará aproveitando a média de 15% de crescimento ao ano que esse mercado vem apresentando, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
Dentre esses produtos estão o famoso pão na chapa, pão de queijo, café de grãos brasileiros, o Brasil Blend, opção de servir suas bebidas em xícaras de cerâmica e também alguns acessórios personalizados com o tema Brasil. Por conta das cidades em que atua, a empresa criou esses novos produtos pensando apenas nos públicos paulistas e cariocas.
Para a missão de lançar e divulgar esses novos produtos, foi escalado o coordenador de marketing da empresa, Carlos de Oliveira. Hoje com 31 anos, Carlos está na empresa há 5, aonde começou como atendente de uma das lojas na capital paulista e conciliava o trabalho com a faculdade de marketing que fazia na época. Pouco depois de ter concluído a sua graduação, concorreu a uma vaga de analista de marketing, sendo contratado ao final do processo seletivo. Desde então, trabalhou nas linhas de produto da marca e recentemente foi promovido como coordenador, tendo a responsabilidade agora de liderar uma equipe para o lançamento dos produtos “abrasileirados” da marca.
O objetivo de Carlos é lançar essa linha de produtos em todas as lojas do país, gradativamente, começando por São Paulo, aonde está baseado o escritório central da empresa. Utilizando de visitas às lojas e índices de aceitação do público, ele utilizará da sua grande experiência de barriga no balcão para entender como os clientes estão enxergando e avaliando esses novos produtos.
O desafio será trazer aquele cliente que está acostumado a tomar o seu café e pão na chapa na padaria de bairro, para dentro da Starbucks, mostrando os níveis de qualidade do produto e a experiência diferenciada que o ambiente, com um conceito único, proporciona. Com isso a Starbucks estará abocanhando uma outra fatia do mercado, aumentando assim o seu market share em relação aos seus concorrentes.
...