PROCEDIMENTO DE EMERGÊNCIA
Projeto de pesquisa: PROCEDIMENTO DE EMERGÊNCIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nane80 • 30/8/2014 • Projeto de pesquisa • 1.858 Palavras (8 Páginas) • 265 Visualizações
MÓDULO: PROCEDIMENTO DE EMERGÊNCIA
RECIFE/PE
2013
Área de Concentração:
Data da entrega: 15 de Agosto 2014
Examinador: Andréia de Vasconcelos
SUMÁRIO
1.0. INTRODUÇÃO......................................................................................................PÁG.03
2.0. DESENVOLVIMENTO............................................................................................PÁG.04
3.0. CONCLUSÃO.......................................................................................................PÁG.10
4.0. BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................PÁG.11
1.0 - INTRODUÇÃO:
A saúde ocupacional não se limita apenas a cuidar das condições físicas do trabalhador, já que também trata da questão psicológica. Para os empregadores, a saúde ocupacional supõe um apoio ao aperfeiçoamento do funcionário e à conservação da sua capacidade de trabalho.
2.0 - DESENVOLVIMENTO:
Convém destacar que a saúde ocupacional é um tema importante para os governos, os quais devem garantir o bem-estar dos trabalhadores e o cumprimento das normas no âmbito do trabalho. Para tal, é hábito realizarem inspecções periódicas de modo a determinar as condições mediante as quais são desenvolvidos os vários tipos de actividades laborais.
ATIVIDADE 1. Faça um resumo com no máximo 20 linhas descrevendo os pontos mais importantes da legislação específica em APH.
A atividade do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar (APH) no Brasil desenvolveu-se a partir da década de 1990, com o surgimento das unidades de suporte avançado de vida. Atualmente, o enfermeiro é participante ativo dessa equipe, onde desenvolve importante papel de atendimento assistencial com qualidade, prevenindo complicações, avaliando riscos potenciais e conduzindo o atendimento de forma segura. O objetivo com este estudo foi descrever as ações do enfermeiro em unidade básica e avançada de saúde no APH móvel, por meio de revisão literária. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados Lilacs e SCIELO. Constatou-se que o caminho percorrido desde a inserção do enfermeiro no APH, seja no Brasil, seja em países mais adiantados nesse sistema, ainda está por ser consolidado. Contudo, já se pode vislumbrar que, em pouco mais de duas décadas de atuação nos serviços de APH em nosso país, o enfermeiro tem constantemente ampliado sua participação, tornando-se imprescindível para o sucesso do serviço prestado. No Brasil, a ideia do atendimento das vítimas no local da emergência é tão antiga quanto em outros países. O Senado da República, em 1893, aprovou uma lei que pretendia estabelecer socorro médico de urgência na via pública do Rio de Janeiro, que na época era a capital do país. Em 1899,o Corpo de Bombeiros da mesma localidade colocava em ação a primeira ambulância, movida a tração animal, para realizar o referido atendimento.Nos últimos anos, a considerável procura dos serviços públicos hospitalares de emergência decorreu do aumento da violência urbana, dos acidentes de trânsito e da própria precariedade dos serviços de saúde de atenção básica. A consequência imediata é a superlotação nas unidades de emergência, com pacientes que poderiam ser atendidos nas unidades de atenção básica ou em ambulatórios.
ATIVIDADE 2. Sobre a anatomia e fisiologia, responda as seguintes questões:
a) Qual a importância do conhecimento da anatomia humana para o APH?
Explique como é composto o Sistema esquelético humano.
O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar. A nossa capacidade de locomoção dependem da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.
Tipos de músculos
No corpo humano, existem músculos grandes, como os da coxa, e músculos pequenos, como certos músculos da face. Eles podem ser arredondados (os orbiculares dos olhos, por exemplo); planos (os do crânio, entre outros); ou fusiformes (como os do braço). Mas, de maneira geral, podemos reconhecer três tipos de músculo no corpo humano:
Músculo não estriado (músculo liso);
Músculo estriado esquelético;
Músculo estriado cardíaco.
Os músculos
...