PRODUCÃO TEXTUAL INDIVIDUAL INTERDISCIPLINAR
Por: freirelivia • 22/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.743 Palavras (7 Páginas) • 286 Visualizações
PRODUCÃO TEXTUAL INDIVIDUAL INTERDISCIPLINAR
Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito para a obtenção de conceito, objetivando aprofundar o conhecimento teórico.
Sistema de Irformação: Luis C. Perini/Henry Nonaka.
Ética,Política e sociedade: Maria Carolina Araújo,José adir Machado.
Economia e Modelo de Gestão: Jonice Santos, Mônica Maria Silva e Rinaldo Lima
Castanhal
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................04
2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................05
3. CONSIDERAÇOES FINAIS..........................................................................09
REFERENCIAS.................................................................................................10
1. INTRODUÇAO
Na gestão de Recursos Humanos, dentre as principais funções realizadas pelos profissionais desta área, está à composição do quadro de funcionários dentro das organizações através de medidas e estratégias para os processos de admissão e demissão, bem como o estudo do perfil profissional para a correta alocação dentro dos diversos setores de trabalho. Este seguinte portifólio retrata uma avaliação a respeito de medidas sugeridas pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no que diz respeito inicialmente à decisão de demissão de funcionários como estratégia pela sua administração, objetivando a redução de custos e aumento de rendimento financeiro. Além disso, os motivos que puderam levar ao recuo desta decisão. Este trabalho tem como objetivo específico apresentar argumentações a cerca dessas medidas, no que diz respeito as conseqüências dessas propostas para os funcionários e para a organização bem como os impactos na relação ética do trabalho. De acordo com fundamentação teórica, é possível discutir a respeito da política sugerida pela Santa Casa de São Paulo, suas dificuldades financeiras no mercado, bem como a apresentação de alternativas para resolução das problemáticas, respeitando os valores de trabalho e utilizando de outras alternativas para redução de custos e obtenção de melhores resultados. Este trabalho foi realizado a partir de pesquisas em materiais didáticos, pesquisas eletrônicas e bibliográficas e formatação de acordo com exigências das normas acadêmicas exigidas pela regulamentação da ABNT.
2. DESENVOLVIMENTO
Avaliando o déficit na situação financeira da Santa Casa de Misericórdia em São Paulo, é possível verificar medidas apresentadas pela sua administração em relação à demissão em massa de funcionários como alternativas emergenciais de redução de custos. No entanto, de acordo com notícias veiculadas pelo artigo “Santa Casa de SP suspende e recua demissões”, foi possível observar que essas medidas sugeridas foram repensadas e suspendidas temporariamente de acordo com decisões administrativas.
De acordo com uma avaliação pautada na gestão de Recursos humanos e os valores levados em consideração pelos gestores dessa área no que diz respeito à relação ética de trabalho, é possível verificar que a medida de demissão em massa sempre deve ser última medida a ser adotada para resolução de problemas de déficit financeiros nas organizações.
A valorização profissional deve ser visto como prioridade por parte dos líderes organizacionais, levando-se em conta todos os fatores que envolvem a empregabilidade de profissionais na estrutura organizacional, bem como os valores das atividades produtivas envolvidas e a importância que representam para o desempenho de toda e qualquer organização. A medida de demissão em massa é sempre uma decisão que afeta diretamente o aspecto motivacional de colaboradores dentro de uma empresa. Principalmente quando não se leva em conta o profissionalismo, o esforço de trabalho, a carreira profissional e tantos outros aspectos relacionados ao desempenho de funcionários em suas atividades produtivas.
Quando uma organização adota medidas de veiculação de demissões como a “Santa Casa de São Paulo”, demonstra e expõe publicamente certa desvalorização de sua estrutura de trabalho, quando argumenta que há excesso de mão de obra ociosa no ambiente organizacional. Apesar da estratégia de demissão representar corte de custos diretos e a curto prazo, por outro lado, quando é adotada como principal e primeira alternativa, representa impacto negativo na força de trabalho no que diz respeito principalmente a fatores éticos e motivacionais dos trabalhadores envolvidos.
É importante ressaltar, que para as decisões de demissão em massa, os líderes organizacionais devem privar pela manutenção da relação ética de trabalho com seus funcionários principalmente no que diz respeito a transparência nas respectivas decisões de redução de quadro funcional e os motivos pelos quais estão adotando tais medidas. Fatores como tempo de trabalho nas carreiras profissionais, desempenhos dispensados pelos colaboradores, condições sociais e pessoais que os envolvem, bem como suas necessidades essenciais supridas pela remuneração que recebem devem ser levados em consideração antes das tomadas de decisões de demissão pelos gestores das organizações. Diante dessas preocupações, é fundamental que outras medidas de redução de custos e despesas dentro das organizações sejam adotadas antes da redução de funcionários. Despesas operacionais diversas devem ser reavaliadas, diminuição de materiais de trabalho, economia de energia, dentre tantas outras medidas de redução de custos e recursos supérfulos devem ser estudados para minimizar o impacto na estrutura
...