PROJETO INTEGRADO LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS CONSUMO
Por: Belmino Junior • 8/5/2017 • Trabalho acadêmico • 4.470 Palavras (18 Páginas) • 715 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS - UNIDADE ANTÔNIO CARLOS
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGO EM LOGÍSTICA
PROJETO INTEGRADO
LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS CONSUMO
[pic 1][pic 2]
FACULDADE PITÁGORAS - UNIDADE ANTÔNIO CARLOS
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGO EM LOGÍSTICA
PROJETO INTEGRADO
LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS CONSUMO
[pic 3]
[pic 4]
FACULDADE PITÁGORAS - UNIDADE ANTÔNIO CARLOS
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGO EM LOGÍSTICA
PROJETO INTEGRADO
LOGÍSTICA REVERSA DE PÓS CONSUMO
[pic 5]
SUMÁRIO
- Introdução................................................................................................ 5
2 - Objetivos ................................................................................................ 6
3 - Metodologia ........................................................................................... 7
4 - Desenvolvimento ................................................................................ 8
4.1 - Mostrar cada etapa do ciclo de reciclagem das latas de alumínio...... 9
4.2 - Apresentar a importância do coletor de resíduos recicláveis ............. 18
4.3 - Evidenciar a importância da reciclagem de latinhas ao meio ambiente............................................................................................................20
4.4 - Visitação de um centro de reciclagem................................................ 22
5- Curiosidades .......................................................................................... 23
6– Conclusão.............................................................................................. 25
7– Bibliografia ............................................................................................ 26
Introdução
As empresas cada vez mais investem em campanhas sociais e buscam comprometer-se com o meio ambiente e com a saúde. Assim, estão sendo obrigadas a repensar suas estratégias comerciais e seus produtos, pois sua imagem é diretamente afetada caso seu produto cause danos à sociedade. Iremos tratar nesse trabalho a logística reversa de pós consumo, sendo uma ferramenta essencial quando o assunto é sustentabilidade e meio ambiente. O alumínio demora cerca de 500 anos para se decompor, sendo, por isso, necessária à sua reciclagem. Entre os países em que a reciclagem deste metal não é obrigatória, o Brasil é o maior reciclador de alumínio do mundo. Cerca de 98% do alumínio produzido em nosso país volta para a cadeia produtiva através do processo de reciclagem. São cerca de 360 mil toneladas de alumínio que passam pelo processo de reciclagem em nosso país anualmente. Este dado positivo pode ser explicado pelo fato do alumínio ser facilmente coletado, seu valor de mercado e também pelo aumento da consciência ambiental dos brasileiros. Na logística tradicionalmente realizada, parte-se de um fabricante e define-se o caminho até o consumidor final. De forma simplificada, a Logística Reversa trata do caminho inverso, no qual o produto tem como ponto de partida os inúmeros consumidores, com destino ao fabricante. Desta forma pode-se verificar a primeira característica do processo: o desafio de reunir produtos disseminados entre milhares de clientes para retornarem a um mesmo fabricante.
Palavras-chave: Logística. Logística Reversa. Reciclagem.
Objetivo Geral
Analisar o caminho percorrido dentre todo o processo de reciclagem de latinhas de alumínio.
Objetivo específico
Mostrar cada etapa do ciclo de reciclagem das latas de alumínio.
Apresentar a importância do coletor de resíduos recicláveis.
Evidenciar a importância da reciclagem de latinhas ao meio ambiente.
Visitação de um centro de reciclagem.
Metodologia
Este estudo pode ser caracterizado como exploratório ao analisar multi-casos em uma abordagem composta por uma pesquisa descritiva sobre o tema que foi realizada em sites e sítios eletrônicos, pois devido a limitação a nossa rotina, a internet se tornou uma ferramenta completa e ágil, que agregou muito valor e enriqueceu nosso trabalho trazendo novas informações e conteúdo. Outro método usado foi a pesquisa de campo, onde realizamos uma visita a um centro de coleta de resíduos em Belo Horizonte e uma entrevista com um coletor de resíduos recicláveis.
Desenvolvimento
Apesar da literatura ainda ser bastante restrita sobre o tema, existem algumas definições, conceitos e nomenclatura de Logística Reversa bem aceitos em geral que apresentamos a seguir.
A logística reversa apresenta diversas definições que foram evoluindo ao longo do tempo. Algumas delas apresentamos abaixo.
“Logística reversa é um amplo termo relacionado às habilidades e atividades envolvidas no gerenciamento de redução, movimentação e disposição de resíduo de produtos e embalagens…” (CLM, 1993:323, Apud: Leite, 2003).
“Logística reversa: em uma perspectiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reuso de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura…” (Stock, 1998:20, Apud: Leite, 2003).
“O Processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e as informações correspondentes do ponto de consumo para o ponto de origem com o propósito de recapturar o valor ou destinar à apropriada disposição” (Rogers e Tibben-Lembke, 1999:2, Apud: Leite, 2003).
...