Parecer Tecnico
Monografias: Parecer Tecnico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luiscondutec • 15/11/2014 • 446 Palavras (2 Páginas) • 383 Visualizações
São Paulo , 12 de Novembro de 2014.
REFERÊNCIA: PARECER TECNICO A RESPEITO DA MAQUINA DE EXAUSTÃO DA COZINHA DO CLUBE
CONSIDERAÇÕES: A vida útil de um equipamento pode ser menor se for exposto a condições de operação desfavoráveis, seja elétricas, mecânicas, ou de meio ambiente. A não observância dos critérios técnicos, conforme recomendada pelo fabricante, acarretará a não concessão de um bom desempenho do equipamento.
A analise abaixo em vosso conjunto de exaustão , bem como a conclusão das causas do defeito, parte como base das orientações técnicas , e dados colhidos conforme visita técnica feita dia 07/11/2014 a pedido do SR. Edílson Calil(Gerente de Manutenção).
QUANTIDADE: 01
DESCRIÇÃO: Exaustor Sistema Centrifugo Turbina
TENSÃO DE TRABALHO E REFERÊNCIA: 220 Volts Trifasico
DEFEITO ENCONTRADO: Turbina propulsora de exaustão danificada
Parecer: A turbina propulsora encontra-se completamente danificada juntamente com os mancais e eixo .
Causa : O motor original do equipamento é de 3 HP 220 volts trifásico com 1750 RPM (Rotação por Minuto), polia e relação de aproximadamente 1X1 para rotação do exaustor, ou seja : a cada 1 volta do eixo motor corresponde a 1 volta do eixo exaustor.
O motor 3 HP 220 volts trifásico foi substituído por um motor marca Eberle 6 HP 220 volts trifásico RPM 1746 e uma polia de relação aproximada 2X1 para rotação do exaustor, ou seja: a cada 1 volta do eixo motor corresponde a 2 voltas no eixo exaustor.
Conforme constatado na presente diligência houve um erro fatal , uma vez que este modelo de exaustor trabalha a uma rotação ente 1100 a 1750 RPM (Rotação por Minuto) ; ao mudar a relação da polia de 1X1 para 2X1 , o exaustor trabalhou a uma rotação de 3492 RPM(Rotação pó Minuto) .
Cabe ressaltar que a referida alteração e adequação do conjunto motor e polia corrobora com a tese do agente vistor de que não foi respeitado o projeto original do equipamento , exponto o mesmo a uma rotação da qual o balanceamento da turbina não estava contemplado , o que gira em torno de 1750 RPM, outro fator à observar é a relação do deslizamento dos mancai, que ao receber o corpo girante (turbina) a 3492 RPM , os mesmos não comportam tal esforço físico.
Posto e diagnosticado os prováveis agentes da anomalia , propomos a seguir, algumas providências e informações técnicas que visam a corretiva satisfatória:
A. Reinstalar o motor e polia original.
B Respeitar a forma construtiva orinal do equipamento
C Substituir os mancais danificados
D Substitui a turbina danificada
Nota: Dados técnicos a observar :
Potência Motor (HP): 3
Rotação (RPM): 1750
Vazão (M3/min): 55
Pressão
...