Passo A Passo Para Abertura De Uma Empresa
Artigo: Passo A Passo Para Abertura De Uma Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yeduxa • 7/11/2013 • 3.435 Palavras (14 Páginas) • 536 Visualizações
DYMAS FRANKLIM ALMEIDA DOS REIS
IRAGILDO JOSE ALVES DOS SANTOS
JAQUELINE DE JESUS DOS SANTOS
JEAN CARVALHO DOS SANTOS
JONATAS MACEDO FREITAS DE OLIVEIRA
YEDA DA SILVA MENEZES
PASSO – A – PASSO PARA ABRIR UMA EMPRESA.
QUAL CAMINHO PERCORRER.
Atividade apresentado à disciplina Contabilidade Comercial do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade UNIME Salvador, como requisito parcial de avaliação, sob a orientação do Professor Adriano Araújo.
SALVADOR
2013
Tema: Passo a passo para abertura de uma empresa.
Título: Qual caminho percorrer?
Problema:
Quais são as primeiras etapas para a abertura de uma empresa?
Objeto geral:
Identificar todas as etapas existentes para abertura de uma empresa e quais os principais órgãos envolvidos nesse processo.
Objetivos específicos:
Existe uma ordem a ser seguida na constituição e legalização?
Qual o órgão deve ser consultado primeiro?
Quais os formulários deverão ser preenchidos?
Quais os documentos deverão ser apresentados?
Quais as taxas cobradas pelos órgãos?
Tópicos:
Passo a passo para abertura de uma empresa.
Qual caminho percorrer
Quais são as primeiras etapas para a abertura de uma empresa?
Identificar todas as etapas existentes para abertura de uma empresa e quais os principais órgãos envolvidos nesse processo.
Existe uma ordem a ser seguida na constituição e legalização?
Qual o órgão deve ser consultado primeiro?
Quais os formulários deverão ser preenchidos?
Quais os documentos deverão ser apresentados?
Quais as taxas cobradas pelos órgãos?
Conclusão
Referência bibliográfica
Anexos : Certidões
PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA.
Primeiro passo:
Definir a natureza comercial (Comércio, Indústria ou Prestação de Serviço).
Segundo passo:
Verificar junto às Praças de Atendimento da Prefeitura Municipal, se o imóvel que será sede do empreendimento possui Certidão de Conclusão – Habite-se e Alvará de Uso do Solo, se existem pendências ou restrições que impeçam a constituição do empreendimento no endereço pretendido, especificamente se a atividade pretendida é compatível com a Lei de Zoneamento da Cidade.
Terceiro passo:
Para iniciar, é preciso abrir firma. Vá a um cartório de registro civil, para registrar sua assinatura, e leve todos seus documentos pessoais (RG, CPF, Certidões), todos com cópias autenticadas.
Quarto passo:
Depois de abrir firma, vá à junta comercial JUCEB ou ao órgão de registro de empresas, para registrar que sua empresa existe oficialmente. E para realizar esse procedimento, é necessário o Contrato Social, os Documentos pessoais de cada sócio (autenticados), e a cópia do comprovante de endereço da empresa.
Quinto passo:
Contrato Social: é o documento mais importante no processo de abertura, e é feito com a ajuda de um advogado e um contador. Precisa conter os seguintes itens: interesse das partes; objetivo da empresa; descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas.
*Ao ir à junta comercial, o empresário obterá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa). Há sempre um preço e um prazo para abertura, que varia a cada local.
Sexto passo:
Com o NIRE, já é possível ter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), e o DECA (Declaração Cadastral), ou seja, sua empresa já está apta a pagar impostos, é um registro de contribuinte.
* CNPJ: é um número para identificação de uma pessoa jurídica perante a Receita Federal. Sem o CNPJ não há como fazer contratos, transações, abrir processos, entre outros. Através do CNPJ é informado a data de abertura, nome da empresa, nome fantasia, código e descrição da natureza jurídica, código e descrição da atividade econômica principal (CNAE), código e descrição das atividades econômicas secundárias, situação cadastral do contribuinte e endereço.
* DECA: é um cadastro no sistema tributário do seu estado, feito junto à Secretaria Estadual da Fazenda.
Ao fazer o cadastro no CNPJ, é preciso saber se o tipo de empresa faz parte do SIMPLES (Sistema Integrado de Imposto e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte), para que essa classificação seja usada na tributação, e na fiscalização das atividades da empresa. Sendo assim, antes de fazer seu cadastro, faça uma consulta para saber em que tipo sua empresa é classificada.
Sétimo passo:
O próximo passo é fazer o cadastro na prefeitura, para receber o alvará de funcionamento, que é uma licença que permite o funcionamento e a localização da empresa. O alvará pode ser obtido pela internet, ou na secretaria de finanças de cada cidade. O alvará é de extrema necessidade para que a empresa não seja considerada ilegal, não corra o risco de ser fechada e do empresário ser punido.
Oitavo
...