Pesquisa em Comunicação
Por: Ana Paula Gusmão • 7/10/2015 • Resenha • 374 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera de Anápolis
Publicidade E Propaganda
Pesquisa de Mercado
Aluna: Ana Paula da Silva Gusmão
RA:3705607864
Dissertação do documentário “Super Size Me”
Professora: Sabrina
Super Size Me
O documentário mostra que uma pesquisa oferece muito mais que números e estatísticas. Fazer às perguntas corretas trazem à tona até mesmo problemas externos à pesquisa, é consequentemente a busca pela solução. A pesquisa foi motivada pelo crescente número de obesos e também de processos contra empresas alimentícias nos Estados Unidos. As pessoas alegavam que comiam e engordavam por que eram influenciadas pela marca. O documentário tem foco no Mc Donalds, que criou tamanhos exagerados de lanches.
O produtor, escritor, diretor e também protagonista do documentário Morgan Spurlock disposto à provar o quanto comer fast-food com frequência pode afetar a saúde, e quantos problemas graves nos pode causar dá início então à experiência. No período de trinta dias ele se alimenta exclusivamente de lanches do Mc Donalds. Antes de passar por essa experiência, passa por exames, os quais mostram que sua saúde esta em perfeito estado. Durante o processo passa por dificuldade de adaptação com a alimentação e logo depois o vício. O corpo começa dar sinais de algo não vai bem. Ao fim do período sua saúde já se encontra em estado preocupante.
O projeto em si já e uma boa ideia e poderá acarretar mudanças positivas. Mas o que chama mesmo a atenção é o desenrolar da pesquisa, a forma como outros problemas são descobertos. Um bom exemplo foi em relação às escolas e a forma como foi abordado o fato de crianças se alimentarem tão mal, e como a comida oferecida nas escolas e prejudicial.
No fim de tudo a empresa tomou várias medidas, como por exemplo, diminuir o tamanho dos lanches. Mesmo o Mc Donalds não tendo admitido, a pesquisa influenciou diretamente a tomada de decisões.
Por outro lado, a pesquisa e essas mudanças são pequenos movimentos perto do problema. De um lado o governo só tem vantagens com empresas alimentícias. Do outras famílias e escolas que não orientam crianças e adolescentes para uma alimentação saudável. Pais que se alimentam mal, consequentemente crianças e adolescente que farão a mesma coisa, e escolas sem ajuda da família e do governo jamais vão conseguir oferecer comida de qualidade.
...