Planejamento de Marketing e Análise SWOT
Por: adilson.ljunior • 8/4/2024 • Trabalho acadêmico • 772 Palavras (4 Páginas) • 92 Visualizações
[pic 1]
Universidade Veiga de Almeida - UVA
Curso Superior de Tecnologia em Logística
PLANEJAMENTO DE MARKETING E ANÁLISE SWOT
TAREFA AVA2 - FUNDAMENTO DE MARKETING
Adilson Leite Rodrigues Junior
Matrícula: 1240114134
Professora: Kamila Dutra Pena
Rio de Janeiro
2024
Introdução
Podemos analisar nos dias atuais uma crescente concorrência de mercado entre as empresas de pequeno e grande porte, visando a conquista e fidelização de novos clientes, expansão e crescimento do seu negócio, tornando cada vez mais essencial utilizar-se das melhores estratégias de Marketing.
Segundo Grewal (2016), “Depois de desenvolver sua missão, a empresa precisa realizar uma análise situacional, utilizando a análise SWOT, que avalia o ambiente interno, considerando suas Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses), e o ambiente externo considerando suas Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Com essas informações, as empresas podem prever e interpretar mudanças para assim poder alocar recursos apropriados.“
A análise SWOT, em outras palavras, é uma ferramenta de gestão utilizada para avaliar os pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa, projeto, produto ou até mesmo de uma pessoa. Frequentemente utilizada como ponto de partida para o desenvolvimento de estratégias, sua versatilidade permite que seja aplicada em uma variedade de contextos, desde a análise de negócios até o planejamento de carreira pessoal.
Desenvolvimento
As empresas que possuem características positivas no mercado acabam adquirindo maior espaço, destaque e sucesso entre elas. Assim, é possível observar aspectos consistentes e eficazes em diversas áreas como recursos humanos, capacidade de adaptação, recursos financeiros, marca reconhecida, localização privilegiada, qualidade de produto ou serviços e com grande eficiência em processos operacionais. Saber explorar esses pontos fortes é determinante para que nos dias de hoje, a empresa possa atuar de diferentes formas, visando se aperfeiçoar nas melhorias, se destacar no mercado e aumentar sua vantagem competitiva.
Analisando os pontos fracos de uma empresa, são tudo aquilo que a impedem de crescer ou o que ela não atende tão bem quanto seus concorrentes. Estes aspectos negativos representam áreas que necessitam de constantes ajustes e correções a fim de evitar desvantagem competitiva, tais como ineficiência operacional, falta de inovação, limitações financeiras, entre outras. Diante destas fraquezas, a empresa pode criar planos para superar e fortalecer sua vantagem no mercado e isto exige ações como aprimorar as habilidades dos funcionários, otimizar operações, expandir opções de fornecedores, como por exemplo utilizar o poder de transação. De acordo com Rocha (2015), “Quando analisamos um fornecedor, nosso objetivo é identificar qual é o seu poder de barganha. Assim, quanto maior for o seu poder de barganha, ou seja, de negociação ou de exigência em relação à empresa, menor será a força competitiva desta.“
Quando uma empresa se beneficia de uma situação ou desenvolve algo favorável a ela naquele momento, isso pode melhorar seu desempenho e atingir seus objetivos. Essas oportunidades podem surgir de diferentes coisas, como a maneira como o mercado muda, como a tecnologia melhora, como a sociedade ou a economia muda, e outras coisas. Nessa categoria ficam registrados os potenciais benefícios e vantagens de uma situação como por exemplo avanços tecnológicos, parcerias estratégicas e mercado em crescimento. Com base nisso, a empresa pode adotar como planos de ação: Apresentar tecnologias inovadoras, melhorar os processos operacionais e buscar novos parceiros no mercado visando novas oportunidades e expansão da sua marca, produto ou serviço.
Quando falamos de "ameaças" dentro de uma empresa, pode-se afirmar que estão diretamente ligadas ao que pode afetá-la de forma negativa. Por exemplo, você não pode fazer nada em uma crise econômica, mas as vendas caem porque as pessoas evitam gastar. Ao olhar para essas ameaças e procurar uma oportunidade, podemos revisar os elementos que estão fora de controle ou que podem fazer mal como por exemplo entrar no mercado de um fabricante estrangeiro, isso pode ser afetado de forma negativa tanto na perda da fidelização de clientes e o aumento cada vez maior do valor da matéria-prima e do custo de seu produto.
...