Planejamento estrategico
Por: fdmg • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.621 Palavras (11 Páginas) • 182 Visualizações
ATIVIDADE 2 DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Referente às aulas 5, 6, 7 e 8
[pic 1]
EXERCÍCIOS
- Por que devemos fazer uma análise dos fatores externos no momento da definição de uma estratégia?
O ambiente organizacional pode sofrer mudanças a todo o momento é fundamental que os líderes da empresa estejam atentos as tendências dos fatores externos,pois com esses fatores podem ser identificadas novas oportunidades para a organização,identificar fraquezas da empresa e obter uma visão de como resolver. Ou seja,estar sempre atento ao mercado competidor para manter seus clientes satisfeitos e fiéis.
- O que você entende por cadeia de valor?
A cadeia de valor envolve todos os processos relacionados e desenvolvido pela prestação de serviços e\ou produto,visando atender e satisfazer as necessidades do cliente.A cadeia de valor é uma integração de todo o processo,desde a relação com fornecedores ,período de produção,venda do produto e serviços ,até a intrega ao cliente final.Assim,é possível identificar os principais fluxos de processos dentro da empresa,detectando oportunidades e ameaças ,identificando custos e benefícios e tentando manter a empresa sempre a frente dos concorrentes.
- Tendo em vista o texto sobre o “Cirque du Soleil”, de que forma você vê o modelo de negócio adotado pela companhia?
O modelo de negócio do Cirque du Soleil é um grande sucesso mundial, pois é uma empresa do segmento de entretenimento que está sempre em busca de novos temas e apresentações, assim conquistando o interesse do público de todas as idades.
Um modelo de gestão fantástica, bem elaborada e completa, sendo um espetáculo movel levado a todas as partes do mundo, sem deixar suas raizes que é a arte de rua de como tudo começou e atualizando seus temas modernos.
- Quais seriam a seu ver os pontos fortes e fracos apresentados pelo texto sobre o Cirque du soleil?
Pontos fortes: A organização e criatividade que envolve todo o elenco; As excelentes escolhas dos temas apresentados e dos profissionais para executa-las; Fantásticas escolhas do figurinos, maquiagens e cenários que encantam seu público; A diversidade de espetáculos; Sempre está em busca de novos talentos; Atenção ao tratamento aos funcionários na parte da alimentação; Tecnologia evoluida para a comunicação e outros.
Pontos fracos: dificuldade de logística por causa do grande números de apresentações; no texto não fala, mas por causa das grandes viagens que o circo faz, muitos colaboradores devem ficar muito tempo sem ver sua família ou regressar ao seu País.
5)Quais as principais ameaças (aspectos externos) a serem enfrentadas pelo Cirque du soleil?
Como diz no texto o cirque du soleil possui quatro temas fixos e um tema que sempre está mudando, ou seja, para ser o diferencial e novidade para o público, então os organizadores desse tema sempre estão conectados ao ambiente externo para está elaborando atrações inovadoras para atrairem seu público. Portanto, deve ter dificuldade para adaptar o tema aos diversos ambientes por onde o Cirque passa, mas ao mesmo tempo essa mudança de tema é um dos seus diferenciais.
- Qual a diferença entre gestão estratégica e planejamento estratégico?
Planejamento estratégico é um processo gerencial que visa criar metas e objetivos para o desenvolvimento da empresa. O planejamento estratégico preparam-se os objetivos e os programas de ação para a execução da organização, dessa forma planejando sua evolução.
Já a gestão estratégica é uma forma de gerir toda organização, com foco em ações e estratégias em todos os setores. A gestão estratégica, acrescenta durante o tempo todo ações, correções e observações acompanhando os passos do planejamento estrategico, de forma que se tenha duranto o tempo o controle das variáveis que podem influenciar nos resultados destas ações, na busca dos objetivos traçados.
COMO FUNCIONA O CIRQUE DU SOLEIL
Texto adaptado
por Elizabeth Nixon
Revista Exame – Fev 2012
INTRODUÇÃO
Não importa para onde você olhe, o Cirque du Soleil é um grande sucesso. Em pouco mais de 20 anos (a Companhia foi criada em 1984), conquistou uma posição única na indústria do entretenimento, visitou cidades em todo o mundo e recebeu críticas espetaculares. O Cirque também está muito bem financeiramente: seus ganhos estão estimados em US$ 1 bilhão, as vendas anuais de ingressos ultrapassaram US$ 450 milhões, e mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo já assistiram a pelo menos um de seus espetáculos.
[pic 2]
Foto: A dança do fogo
Esta grande popularidade pode ser atribuída à extraordinária experiência de ver o Cirque de perto. A combinação do trabalho dos artistas, diretores e equipe de bastidores cria um espetáculo completamente original, que deixa a platéia deslumbrada. O Cirque é reconhecido em praticamente todo o lugar que vai.
O Cirque du Soleil encerrou em junho sua segunda turnê pelo Brasil, em temporada que começou para o público em 15 de setembro em Curitiba. A trupe se apresentou em seis capitais brasileiras seu espetáculo Alegría, numa temporada de quase 10 meses. Ao todo, foram 250 apresentações. Como você pode imaginar, são necessários muito trabalho e talento para realizar um espetáculo como este. Neste artigo, vamos entrar no Grand Chapiteau (A Grande Tenda) da turnê Alegría e desvendar a magia do Cirque du Soleil.
FUNDAMENTOS DO CIRQUE
O Cirque du Soleil nasceu em 1984 na cidade de Montreal, Canadá, quando um grupo de artistas de rua se juntou para criar um espetáculo que tinha de tudo. Eles andavam sobre pernas de pau, cospiam fogo e faziam malabarismos. Ao longo dos anos, o grupo cresceu, criou novos espetáculos e começou a visitar novas cidades.
Hoje, o Cirque possui cinco espetáculos itinerantes e quatro fixos (que ficam apenas em uma cidade). A idéia é adicionar um novo a cada ano. Mesmo que seus espetáculos e turnês estejam mais sofisticados, o Cirque nunca se afastou de suas raízes, a arte de rua. Ao contrário de muitos circos famosos, que têm números com animais, o Cirque du Soleil utiliza exclusivamente o talento extraordinário de seus artistas. Para criar um espetáculo, a equipe reúne diversos talentos de todo o mundo e os transforma em um grupo harmonioso.
...