Portiólio 7º Sem. Unopar EAD
Exames: Portiólio 7º Sem. Unopar EAD. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabiorene • 22/4/2014 • 2.397 Palavras (10 Páginas) • 555 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Esta produção textual tem como finalidade demonstrar algumas ferramentas que compõem a administração e suas áreas correlatas, que são imprescindíveis para a vida de uma empresa desde a sua concepção.
Por meio ainda de conceitos administrativos será possível explicar conceitos, as competências organizacionais e dos profissionais, será mostrado ainda que pesquisa de mercado faz toda a diferença nas escolhas futuras da empresa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
O A marca Delicari tem o propósito de fabricar iogurtes como antigamente, usa em sua fabrica um sistema de planejamento e controle da qualidade que gera inúmeros benefícios.
Planejar e controlar, significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados.
Entre os resultados alcançados com o planejamento e Controle estão altos índices de produtividade e qualidade e os menores índices de falhas, menor custo de produção. Ou seja as vantagens e desvantagens são: altos índices de produtividade e qualidade, menor índices de falhas e erros, menor custo de produção, facilidade em atingir metas e objetivos traçados, decisões mais acertadas, melhor gerenciamento dos recursos disponíveis; melhor fluxo de informações e compatibilização dos diversos setores da empresa, alta qualidade nos produtos e maior satisfação do cliente.
Bens e serviços de alta qualidade podem dar a organização uma considerável vantagem competitiva, boa qualidade reduz custos de retrabalho, refugo, reclamações e devoluções e o mais importante boa qualidade gera consumidores satisfeitos.
Para a qualidade existem cinco abordagens que são:
– Abordagem transcendental
• Vê a qualidade como um sinônimo de excelência inata
• A qualidade é definida como absoluta
– Abordagem baseada em manufatura
• Produto corresponde às especificações e é livre de erros
– Abordagem baseada no usuário
• produto adequado a seu propósito
– Abordagem baseada em produto
• Conjunto de características e atributos
– Abordagem baseada em valor
• relação custo-benefício
Como vemos acima a qualidade segundo a visão da operação pode ser definida como a conformidade consistente com as expectativas dos consumidores, porem na visão do consumidor a expectativa pode ser diferente para cada consumidor pois a qualidade é percebida por diferentes consumidores e a força da imagem do produto também é importante para a qualidade do produto. Já na conciliação das visões de qualidade da operação e do consumidor o objetivo da operação é satisfazer a expectativas dos consumidores, e o consumidor na busca de sua satisfação percebe a qualidade
A qualidade pode ser definida como o grau de adequação entre as expectativas dos consumidores e a percepção deles do produto ou serviço;
Se a expectativa for maior que a sua percepção do produto, a qualidade percebida é POBRE;
Se a percepção do produto for maior que a sua expectativa, a qualidade percebida é ALTA;
Se a percepção do produto atende às expectativas, a qualidade percebida é ADEQUADA.
Conformidade à especificação significa fabricar um produto ou proporcionar um
serviço conforme as suas especificações de projeto, isto implica que, durante o processo de produção, todos os componentes, conexões, entre outros, são devidamente especificados. Esta atribuição fica sob responsabilidade do planejamento e controle da qualidade, que pode ser dividido em seis passos sequenciais (Slack et al, 1996):
• Passo 1: Definir as características de qualidade do produto ou serviço – as
características de qualidade são utilizadas para planejar e controlar a qualidade tanto dos produtos quanto dos serviços. Estas características são: funcionabilidade, aparência, confiabilidade, durabilidade e recuperação.
• Passo 2: Definir como medir cada característica de qualidade – para cada
produto ou serviço haverá uma forma particular de medir e avaliar essas características de qualidade, por exemplo, para um veículo a aparência será medida levando-se em conta o acabamento das superfícies, a quantidade de arranhões visíveis, combinações de cores, entre outros.
• Passo 3: Estabelecer padrões de qualidade para cada característica de qualidade – cabe ao gestor definir qual padrão será utilizado para checar as características de qualidade, de modo a saber o atual desempenho de seus produtos, se bom ou mau.
• Passo 4: Controlar qualidade em relação a esses padrões – estabelecidos os
padrões adequados, capazes de serem atingidos pela operação, eles deverão, de tempo em tempo, ser verificados, conferidos com o intuito de verificar se os produtos ou serviços estão conformes aos padrões. O tempo exato, como, e de que forma estas verificações serão feitas, caberá ao gestor definir, levando-se em conta o produto ou serviço gerado.
• Passo 5: Encontrar e corrigir causas de má qualidade – verificação e correção
de falhas.
• Passo 6: Continuar a fazer melhoramentos – cabe aqui a continuidade do
trabalho desenvolvido, no sentido de empregar o melhoramento contínuo, uma vez que sempre é possível melhorar uma tarefa ou rotina, bastando se avaliar com novos olhos as velhas tarefas desempenhadas.
2.2 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
O empreendedorismo é formado por um conjunto de comportamentos e hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos, ao submetê-los a um programa de capacitação adequado de forma a torná-los capazes de gerir e aproveitar oportunidades, melhorar processos e inventar negócios. Segundo Chiavenato (2004, p.4), “Os empreendedores são heróis populares do mundo dos negócios, fornecendo empregos, introduzem
...