Processos Decisórios Nas Organizações
Por: leozaino • 7/4/2023 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 96 Visualizações
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Gestão Comercial
[pic 1]
PROCESSOS DECISÓRIOS NAS ORGANIZAÇÕES
AVA1
Nome: Leonardo Zaino
MODELO 1:
a elaboração das sete fases interativas para a construção de uma análise decisória na prática:
- Identificar as partes envolvidas na decisão
Analisar as pessoas que serão impactadas diretamente e indiretamente com a decisão, trazer as pessoas com um grau de relevância consistente, nesse caso além do tomador de decisão, as pessoas que são diretamente impactadas.
- Listar as alternativas
Através de um processo de Brainstorming, trazendo o time selecionado previamente para listar ideias de solução do problema. Lembrando que em um brainstorming as ideias não são julgadas, qualquer ideia é válida. Ao final da listagem o decisor será o responsável pela avaliação das opções mais relevantes.
- Definir os principais critérios
Entendendo o cenário e o problema que a empresa se encontra iremos definir quais pontos devemos levar em consideração para nossa decisão.
- Avaliar as alternativas com relação aos critérios
Com base no que temos como cenário atual, critérios e alternativas de solução iremos analisar quais alternativas se encaixam mais com o contexto, no caso de não termos um banco de dados para vender os cursos, teremos que buscar novos clientes através de prospecção ativa Outbound ou via Inbound, etc.
- Determinar o grau de importância dos critérios e fazer a sua priorização
Entendendo o que é prioridade na resolução iremos definir as questões que devem ser realizadas antes ou depois, podemos utilizar a matriz GUT para essa definição.
- Escolher a melhor alternativa
Visto todos os pontos levantados anteriormente, tomaremos a melhor decisão para nossa solução com base no que se encaixa melhor em nosso problema e em nossas prioridades definidas
- Realizar uma análise de sensibilidade
Como última etapa revisamos o processo feito para entender se existiu algum fator externo que pode ter manipulado nossa decisão. Após isso damos continuação para o projeto.
MODELO 2:
Dentro do contexto definido iremos trazer o time comercial e de produto como partes envolvidas na decisão para a realização de um Brainstorming com o levantamento de todas as alternativas para a resolução do empecilho gerado, após isso iremos definir quais são os critérios que devem ser analisados dentro do contexto. Com base no que temos como cenário atual, critérios e alternativas de solução iremos analisar quais alternativas se encaixam mais com o contexto, no caso de não termos um banco de dados para vender os cursos, teremos que buscar novos clientes através de prospecção ativa Outbound ou via Inbound, etc. Entendendo o que é prioridade na resolução iremos definir as questões que devem ser realizadas antes ou depois, podemos utilizar a matriz GUT para essa definição. Visto todos os pontos levantados anteriormente, tomaremos a melhor decisão para nossa solução com base no que se encaixa melhor em nosso problema e em nossas prioridades definidas e como última etapa revisamos o processo feito para entender se existiu algum fator externo que pode ter manipulado nossa decisão. Após isso damos continuação para o projeto.
...