Produção Enxuta - Introdução
Trabalho Escolar: Produção Enxuta - Introdução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neconeco • 9/3/2015 • 829 Palavras (4 Páginas) • 223 Visualizações
Origens do Sistema de Produção Enxuta
A partir de uma queda do crescimento econômico no Ocidente na década de 1970, foi muito notável as atuações das empresas japonesas, pois mantinham um equilíbrio econômico desde 1960, principalmente aquelas pertencentes ao ramo automobilístico.
Muito desse sucesso das empresas japonesas se deve para os novos conceitos de produção desenvolvidos no Japão a partir do final da segunda guerra mundial. A empresa Toyota foi revolucionária nessa questão, adotou um novo sistema junto com seus funcionários com colaboração, dedicação e disciplina os resultados e benefícios do novo método logo começaram a aparecer.
Conforme Moura (1989) essa mudança na produção por parte da Toyota se deu através da necessidade de criar uma produção diversificada, assim utilizando ferramentas e maquinários já existentes para colocar em prática seu método enxuto de trabalhar. Nesse novo período, o Krafcik (1988) batizou de “período” produção enxuta, para se diferenciar da produção em.
Toda essa mudança teve um grande propósito, tornar a Toyota uma empresa viável na fabricação de automóveis. Nessa época a diferença entre o mercado americano e o japonês de automóveis já estava evidenciado através da lucratividade obtida das empresas japonesas diante das americanas.
Assim para a empresa Toyota, a sua principal meta era conseguir produzir de forma competitiva uma grande variedade de modelos em pequenas quantidades. Entretanto a empresa encontrou um lento crescimento econômico como obstáculo, devido a isso foi obrigado a diminuir a quantidade de trabalhadores e se impôs mais do que nunca a nova forma de trabalho adotada, e o uso de automação como fatores de acréscimos na produtividade.
Essa foi a origem do desenvolvimento da empresa Toyota diante dos novos conceitos de produção. E essa mudança se dá muito ao funcionário Taiichi Ohno (1988), um Engenheiro da Toyota que mudou as formas inadequadas de trabalho que existia e criou uma forma de trabalho que tentava eliminar todos os tipos de desperdício. Assim para um dos idealizadores da Toyota Sakichi Toyoda, foi um grande orgulho nacional essa mudança de cultura.
Entre os principais objetivos da produção enxuta na época conforme Levy (1997), estava o Just in time (JIT), que trabalhava com estoques reduzidos, defeitos zeros, cooperação tecnológica entre fornecedores e produção flexível. E o outro era o método kanban, implantado em 1953 na empresa, que ajudava na compra de produtos na quantidade necessária.
2.1 Conceitos de produção enxuta 1
A definição do conceito de produção enxuta é possível encontrar em diversos lugares do mundo e de maneira bem vasta, em livros de inúmeras linguagens. Como a expressão lean que são utilizadas em diversas conotações.
Para Holweg (2007), o sistema Toyota de produção não foi publicada até 1965 (ano de registro do kanban), ou seja para o primeiro livro sobre a produção enxuta ter chego no Brasil, foi a “ A maquina que mudou o mundo” de Womack Jones e Roos no ano de 1992. Essa forma de trabalho de sucesso foi estudada e adotada imediatamente no Brasil.
Conforme Jonnes,2004:
A produção enxuta é uma forma de especificar o valor de um produto,
...