Produção Textual Marketing Unopar
Artigos Científicos: Produção Textual Marketing Unopar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saculfs • 16/5/2014 • 314 Palavras (2 Páginas) • 1.043 Visualizações
MARKETING
1- Uma empresa pode posicionar-se no mercado sobre varias posições, podendo adotar diversas estratégias que variam de acordo com seus interesses como: líder de mercado; desafiante de mercado, ou seguidora de mercado.
Em um mercado competitivo, torna-se essencial conhecer a fundo as estratégias dos seus concorrentes para, assim, ganhar vantagem competitiva. Cada empresa possui a sua estratégia de acordo com suas necessidades e possibilidades. Conhecendo a concorrência e suas estratégias, uma empresa pode traçar sua própria estratégia competitiva e prever como seus oponentes reagirão à sua. “A tarefa do marketing consiste em manter o nível de demanda, apesar das preferências mutáveis dos consumidores e da crescente concorrência. A empresa deve manter ou melhorar sua qualidade e medir a satisfação do consumidor regularmente.”
(KOTLER, 2000, p. 28)
É comum a concorrência acirrada entre as empresas ser motivo de falência das mesmas. Isso acontece, pois a maioria das organizações se esforça atender as necessidades de seus clientes. "Poucas empresas novas conseguem entrar no setor e as empresas de fraco desempenho saem dele facilmente" (KOTLER, 2000, p.240).
Ao pensar em grandes marcas, os primeiros nomes estarão sempre relacionados a mercados B2C (Business-to-Consumer), não só pelo montante que esse tipo de negócio investe em branding como também por esses produtos e estratégias serem pensados diretamente para impactar o consumidor final.
Segundo Kotler (2008, p. 21) para as companhias de mercado consumidor, as respectivas marcas representam um ativo de valor e durabilidade, um motivador de valor que alavanca o sucesso da empresa. Rara é a empresa que negligencia a importância das marcas no B2C.
Ainda segundo Kotler, no livro “Gestão de marcas em mercados B2B”, o sucesso de um negócio depende da identificação de novas oportunidades de valor, concretizá-las em novas e promissoras ofertas de valor, e, por último, mas não menos importante, fazer uso de capacidades e infraestrutura a fim de entregar essas novas ofertas de valor com eficiência.
...