Profissões empresariais e administrativas
Resenha: Profissões empresariais e administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JuliDrzki • 21/1/2015 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 184 Visualizações
ADMINISTRAR É INTERLIGAR
Atividades empresariais e especialidades administrativas
Este estudo visa estabelecer as atividades empresariais e as especialidades administrativas, a fim de melhor compreender a realidade empresarial da atualidade.
As atividades da economia se dividem em três setores, primárias e agrícolas, secundárias ou industriais e terciárias ou serviços. Esses setores funcionam de forma interligada, pois, “um não existe sem o outro, pois se não existir o setor primário, não haverá o que transformar e muito menos o que transformar, por exemplo.” (ODA, MARQUES, 2007, p.67)
Como setor primário entende-se, os segmentos rurais, a produção de alimentos e matéria-prima. No setor secundário estão as indústrias, que utilizam-se da matéria-prima produzida no setor primário, agregando-o valor. Por último, mas não menos importante, está o setor terciário, que dispõe de serviços, como transporte, distribuidoras de energia, serviços financeiros, entre outras. É o setor que utiliza a tecnologia de forma intensiva e a associa com mão-de-obra qualificada.
Para atender as necessidades de empresas, de ambos os setores, a Administração se divide em áreas especializadas, como: financeira, produção, marketing, recursos humanos, logística, entre outras. Uma empresa necessariamente não precisa possuir todas as especializações citadas, mas sim as que atendem a sua expectativa de evolução e crescimento. Definida as áreas de necessidade, o administrador deve formar um plano de organização, onde todas as funções trabalhem em conjunto.
Como podemos perceber na atualidade as empresas necessitam ter a visão de novas oportunidades, produtos e ciclos, se não houver uma boa administração de suas estruturas organizacionais, certamente será um processo de fracasso e/ou falência.
REFERÊNCIAS
ODA, Érico; MARQUES, Cícero Fernandes. Gestão das Funções Organizacionais. Curitiba: IESDE Brasil, 2007.
...