Proposta de Marketing para a Loja Mariu’s Sport
Por: Vinicius Gonzalez • 7/5/2018 • Trabalho acadêmico • 2.252 Palavras (10 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING (EAD)
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL (PORTFÓLIO)
Proposta de Marketing para a Loja Mariu’s Sport
Margareth Felipe Gonzalez
Rio de Janeiro – RJ
2017
Margareth Felipe Gonzalez
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL (PORTFÓLIO)
Proposta de Marketing para a Loja Mariu’s Sport
Trabalho apresentado como pré-requisito para a conclusão do primeiro semestre do curso superior de tecnologia em Marketing (EAD) da Universidade Norte do Paraná.
Tutores: Adriano Alves
Luciane Barbosa
Gisleine Fregoneze
Tiaraju Dal Pozzo Pez
Giovani da Silva Oliveira
Fabio Rogério Regioli
Rio de Janeiro – RJ
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING 2
3. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 3
4. ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 4
5. ECONOMIA 5
6. CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
- INTRODUÇÃO
Fundada em 1970, a Mariu's Sport foi uma das lojas pioneiras no ramo de material esportivo no Rio de Janeiro. Considerada patrimônio imaterial do Rio de Janeiro, e uma das mais tradicionais na cidade, a loja representa marcas líderes de mercado, comercializando linhas completas de praticamente todos os esportes, mantendo sempre o compromisso de trazer o que há de novo e essencial para proporcionar aos seus clientes sempre os melhores produtos, preços e serviços, aliadas a uma equipe de profissionais habilitados em identificar necessidades especificas e oferecer as melhores soluções para diferentes segmentos.
Com apenas duas lojas físicas na cidade, a empresa consolidou sua atuação, de quase 50 anos no mercado, graças ao resultado da satisfação de milhares de clientes que buscam na Mariu's o conhecimento técnico e opções necessárias para suprir suas necessidades.
Apesar de todo o tempo de atuação, e da posição alcançada no mercado de artigos esportivos, a empresa vem atravessando a crise econômica do País com dificuldades e sem muitas perspectivas para o futuro. Em entrevista concedida ao jornal O Globo, um dos fundadores da Mariu’s Sport, o espanhol e ex-goleiro do Fluminense, José Palacios Coscollás, alegou que não vê um futuro para a sua loja localizada no centro, apenas passado.
Em razão da queda do faturamento em cerca de 30% no ano de 2016, e do reajuste no aluguel das lojas do centro do Rio de Janeiro, José só garante a permanência da loja Mariu’s Sport no bairro Carioca até fevereiro de 2018, pois o valor do aluguel subiu de dois mil reais em 2012, para quinze mil reais em 2017, tornando o seu negócio insustentável.
Em uma tentativa de prospectar um futuro para o negócio de José, o presente projeto busca analisar as características da empresa e propor melhorias ao seu negócio, embasadas nas disciplinas de Fundamentos de Administração e Marketing, Comportamento do Consumidor, Ética, Política e Sociedade e Economia, aplicando o conteúdo estudado ao longo do primeiro semestre, para otimizar e resgatar o sucesso de sua loja.
2. FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING
Funcionando com apenas duas lojas físicas distribuídas em importantes centros comerciais da cidade, a administração da Mariu’s Sport se aproxima de uma organização burocrática, pois possui cargos e funções claramente designados, com tarefas padronizadas. Em seu organograma, sua hierarquia é dividida entre gerentes, vendedores especializados, estoquistas e caixas, onde é possível identificar características tipicamente burocráticas como a divisão do trabalho, hierarquização da autoridade, competência técnica e mérito e profissionalização.
A burocratização de uma organização é definida por Weber como uma forma de alcançar a excelência:
“A forma mais racional de exercício de dominação, porque nela se alcança tecnicamente o máximo de rendimento em virtude de precisão, continuidade, disciplina, rigor, confiabilidade, intensidade, extensibilidade dos serviços e aplicabilidade formalmente universal a todas as espécies de tarefas. [...] toda nossa vida cotidiana esta encaixada nesse quadro. ” (WEBER, 1971, p. 145).
Identificado o modelo de organização adotado por José, é necessário partir para as ações de mudanças que podem salvar a empresa da falência, e um elemento imprescindível para o crescimento de qualquer empresa é a inovação. Segundo o Guia Valor Econômico de Inovação nas Empresas “inovar é ter uma idéia que seus concorrentes ainda não tiveram e implantá-la com sucesso. A inovação faz parte da estratégia das empresas: seu foco é o desempenho econômico e a criação de valor” (LIPPI; SIMANTOB, 2003).
Segundo Drucker, inovação é introduzir novidades nos negócios organizacionais. Inovar é um dos grandes – um dos mais importantes – objetivos de qualquer organização. Temos a inovação como algo que mantém a empresa viva, competitiva e, em alguns casos, lhe permite dar pulos, ganhando a liderança, estabelecendo novos rumos para toda a concorrência, clientela e fornecedores de maneira geral. A inovação calçada no conhecimento pode levar as organizações a garantias de menos riscos.
Para enfrentar os desafios da crise econômica é necessário reinventar constantemente, de maneira inovadora, os produtos e serviços que são comercializados, sua divulgação e venda, além de da sua relação com o público interno e externo.
...