RESENHA CRÍTICA: AS 22 CONSAGRADAS LEIS DO MARKETING
Por: EmiRodrigues • 3/10/2018 • Resenha • 1.729 Palavras (7 Páginas) • 1.069 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
FACULDADE DE COMUNICAÇÃO E ARTES
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO
FUNDAMENTOS DO MARKETING
RESUMO E RESENHA CRÍTICA: AS 22 CONSAGRADAS LEIS DO MARKETING
Emilly Rodrigues
Cuiabá
2018
EMILLY RODRIGUES
FUNDAMENTOS DO MARKETING
RESUMO E RESENHA CRÍTICA: AS 22 CONSAGRADAS LEIS DO MARKETING
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos do Marketing, ministrada pelo Profº Flávio Prates, como avaliação parcial para conclusão do 2º semestre de Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, na Universidade Federal de Mato Grosso.
Cuiabá
2018
RESUMO DO LIVRO
A LEI DA LIDERANÇA
Muito mais do que ser o melhor, a Lei da Liderança explica que uma marca/empresa precisa entrar primeiro na mente do cliente. Assim, o consumidor dificilmente trocará de produto, mesmo que o da concorrência seja de uma qualidade superior.
Ao se tornar a primeira marca, muitas vantagens acompanham esse sucesso como tornar o nome do seu produto genérico, como é o caso da Coca-Cola, Maizena, Cotonetes entre outras. Ninguém diz: “Vou comprar hastes flexíveis de algodão” e sim “vou comprar Cotonetes”. A marca vira o produto.
E também ter uma segmentação e ser o primeiro a criar algo novo para ela não quer dizer que fará sucesso, como é explanado no texto em que uma empresa criou o primeiro sorvete para cães, porém quem compra são os donos e a maioria entende que os cães não precisam de um sorvete especial. Mesmo que seja a primeira marca, muitas vezes ela chega muito tarde, acaba sendo uma ideia ruim.
A LEI DA CATEGORIA
Se por acaso não é o primeiro na sua categoria, seja o primeiro em uma nova categoria. Foque em encontrar o seu espaço no mercado. Se já existe um produto que seja o líder na sua categoria, crie outra, pois não terá concorrência. Pensar em coisas novas ao invés de insistir em algo que já está saturado. Parar de se preocupar com a marca e olhar para a categoria, promover ela e assim poderá aproveitar os benefícios da liderança.
A LEI DA MENTE
O principal para sua marca ser a primeira é fixa-la na mente das pessoas. Não há dinheiro investido no seu produto que possa mudar a mente do cliente depois que a opinião já está tomada. Não deixar o concorrente apresentar a ideia dele primeiro e ser sutil é algo que não está na lista de quem quer ser o primeiro. O consumidor precisa conhecer, comprar, amar a sua marca.
A LEI DA PERCEPÇÃO
Basicamente, as pessoas não compram um produto porque ele é realmente bom, melhor. Muitos se baseiam nas experiências de outros para sim utilizar tal produto. Às vezes, o produto pode até ser melhor ou igual ao da concorrência, porém a maneira que o consumidor percebe o seu produto vai decidir a sua reputação. Se para alguns a Honda é uma empresa que fabrica carros de qualidade, para outros ela não é tão boa em fabricar carros quanto é em fabricar motos.
A empresa precisa trabalhar com as percepções dos seus clientes, o que acham, sentem do seu produto.
A LEI DO FOCO
A empresa precisa ser resumida em uma palavra que “grude” na mente das pessoas. Uma palavra que defina, represente. Focar em algo que seja simples e que vá direto ao ponto, sem complicações.
Depois que estabeleceu a palavra é preciso protegê-la no mercado e não perder o foco. Se a marca está associada em “juventude” pra que fabricar produtos que são para a terceira idade?
A LEI DA EXCLUSIVIDADE
Jamais use a palavra representativa da sua concorrente, pois ela já está consagrada e acabará promovendo ainda mais a outra empresa, além de muitas vezes pagarem caro por essa apropriação.
A LEI DA ESCADA
Há sempre uma hierarquia na mente do consumidor, ou seja, um tipo de “escada” onde cada degrau está uma das marcas e assim se classifica o melhor ao pior produto. E a mente do cliente só consegue lidar com sete degraus. E cada categoria, segmento tem uma escada.
É preciso conhecer em que degrau a marca está na mente do consumidor para poder efetuar um marketing de sucesso.
“Às vezes sua escada, ou categoria, é pequena demais. Talvez seja melhor ser um peixinho em uma lagoa grande, do que um peixão em uma lagoa pequena. Às vezes, é melhor ser nº 3 em uma escada grande do que nº 1 em uma escada pequena”.
A LEI DA DUALIDADE
No mercado, apenas duas marcas serão as que vão permanecer. É preciso tentar o primeiro lugar, mas como é muito difícil, então lute pelo segundo. E se não está em nenhum desses lugares, é bem provável que o terceiro e quarto lugar estejam destinados a fecharem.
A LEI DO OPOSTO
Não tente ser melhor, tente ser diferente. Se estiver no segundo degrau e pretende subir, estude seu concorrente. Analise a essência dele e apresente ao cliente algo diferenciado.
Pode haver dois tipos de pessoas: as que querem comprar do líder e as que não querem comprar do líder. Aproveite esse segundo grupo para apresentar o diferente e alavancar sua marca.
A LEI DA DIVISÃO
A categoria pode se dividir para que tenha mais abrangência no mercado. Essas divisões vão se aperfeiçoando com novos conceitos para o consumidor e assim, futuramente se tornam uma nova categoria e assim sucessivamente.
Mas, é preciso estar preparado para passar algum tempo esperando para então as coisas começarem a andar e então se fixar na mente das pessoas.
A LEI DA PERSPECTIVA
O plano de marketing age de diferentes maneiras. Às vezes, o sucesso vem à curto prazo, outros a longo prazo. Quando se faz uma liquidação, a venda aumenta os negócios à curto prazo, mas a longo prazo, essa liquidação acaba por diminuírem os negócios já que os clientes não vão querer comprar mais pelo preço normal. É preciso tomar bastante cuidado para não colocar sua empresa em risco de uma falência.
...