RESENHA GESTÃO DE MARCAS NO CONTEXTO BRASILEIRO CAP 7
Por: CamilaAgea • 18/6/2015 • Trabalho acadêmico • 810 Palavras (4 Páginas) • 1.009 Visualizações
TRABALHO DO MÓDULO DE GESTÃO DE MARCAS E PRODUTOS
Gestão de Marcas
No contexto Brasileiro
Editora: Saraiva
Organizador: Francisco Antonio Serralvo
Capítulo 7
Guia para criação de marcas
Como sabemos parte do exercício do planejamento estratégico é a definição da visão emissão de uma empresa.
Ambos os itens são importantes porque servem como diretrizes para a definição da marca.
A visão é a situação desejada, o objetivo e também um desafio e a missão é a razão de ser, delimita o campo de atuação e indica as possibilidades de expansão.
A identidade da marca deve ser feita seguindo o planejamento de identidade constante no mesmo livro no capitulo 3.
A escolha do nome deve traduzir a identidade da marca, portanto fazer alusão ao beneficio, ser de fácil pronuncia, ser inconfundível, não ter significado negativo, ser adaptável e oportuno podem garantir o sucesso.
A identidade visual é composta basicamente pelo logotipo e pela cor. O Logotipo é a expressão gráfica do nome e a cor transmite uma mensagem que pode ter impacto cultural e psicológico, pois as cores estão sujeitas a filtros culturais e pessoais.
O nome, o visual e a identidade da marca refletem a visão, a missão e os valores da organização.
Para melhor assertividade é valido um processo de pesquisa de marketing, mas além de fazer as perguntas certas é precisa saber interpretar as respostas.
Por esta razão, ao criar a marca, é fundamental fazer uma pesquisa para saber se já alguma semelhante e, em seguida, registrá-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Isso pode ser feito diretamente no INPI ou contratando advogados especializados, escritórios habilitados ou agentes de propriedade industrial.
O processo se dá em quatro etapas, reconhecimento do problema, planejamento da pesquisa, execução da pesquisa e comunicação do resultado.
Após a escolha do nome e identidade visual parte-se para o aspecto legal, ou seja, o registro da marca.
As marcas podem ser nominativa, figurativa, mista ou tridimensional, segundo a legislação brasileira.
O Brasil adota o sistema atributivo de direito, pelo qual a propriedade da marca é adquirida por meio de registro expedido, com validade, pelo INPI.
Para serem registradas as marcas precisam preencher certos requisitos determinados pelo INPI: cunho distintivo, novidade e caráter ilícito.
Para registrar no INPI é preciso:
- Busca previa para verificar se a marca não existe.
- Deposito no INPI por meio de protocolo.
- Acompanhar a publicação na revista de propriedade industrial.
- Prazo de 60 dias, para que qualquer pessoa possa se opor.
- Diferimento da marca e 60 dias para pagamento das retribuições.
- Registro concedido.
- Após concessão, 180 dias para revisão administrativa.
A marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade conquistadas ao longo dos anos. Uma estratégia de marketing pode ser totalmente em vão e custar muito caro caso não tenha registrado a marca pretendida e tenha que mudá-la posteriormente por já haver outra empresa com o mesmo nome.
Todo procedimento pode ser feito sozinho, mas indica-se pelo menos a consulta a um advogado, para evitar surpresas negativas.
Importante lembrar que a marca esta inserida a um segmento de mercado, portanto em outros segmentos pode haver a mesma marca.
...