RH - Treinamento E Desenvolvimento
Trabalho Escolar: RH - Treinamento E Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eliezer.rp • 21/3/2014 • 3.314 Palavras (14 Páginas) • 713 Visualizações
1. Programas de treinamento e desenvolvimento - Neste módulo, veremos as transformações pelas quais as formas de treinamento de pessoal passaram nos últimos 50 anos, discutiremos sobre as atividades básicas do Rh, aprenderemos sobre especialização funcional, veremos os recursos básicos da organização, estudaremos as políticas de treinamentos e trataremos ainda do planejamento de treinamentos.
2. Desenvolvimento de treinamentos – neste modulo, iremos descrever o modelo ADDIE, entenderemos como se conduz uma análise de necessidades, descreveremos diferentes maneiras de coletar dados, iremos definir quando é adequado realizar o treinamento para preencher as lacunas de desempenho constatadas e trataremos ainda da formulação dos objetivos de aprendizagem.
3. Desenvolvimento de pessoas estratégicas – neste módulo, veremos o desenvolvimento de liderança.
4. Execução de treinamento - neste módulo, veremos os principais treinamentos utilizados nas organizações e como são concebidos. Além disso, iremos aprender como esses programas de treinamento devem ser avaliados.
Módulo 1 – Programas de treinamento e desenvolvimento.
1.Necessidade de treinamento
2. atividades do RH
3. recursos básicos da organização
4. politicas de treinamento
5. planejamento de treinamentos
Necessidade de treinamento: As formas de treinamento de pessoal mudaram muito nos últimos 50 anos.... Veremos a seguir, sob o aspecto cronológico, como ocorreram essas mudanças.
1950
Curso básico: Taquigrafia, datilografia, treinamento de vendas e especializações técnicas e profissionais.
Programa de treinamento corporativo: jogos empresariais, exercícios práticos, simulações de tomada de decisão e psicodrama.
Avaliação: papel irrelevante.
1960
Laboratório de treinamento: treinamento de sensibilidade e mudança comportamental.
Centros de avaliação: eram muito populares.
Instrução programada: muito usada como técnica de treinamento
Treinamento gerencial: trabalho com a motivação, o desenvolvimento organizacional e o enfoque em sistemas.
Programa de treinamento corporativo: destaque para o papel do diretor de treinamento.
Avaliação: foco na avaliação de necessidades e na avaliação de desempenho.
1970
Publico alvo: foco na mulher e nos representantes de minorias, levados a cargos de supervisão em resposta a normas e quotas legais de contratação.
Treinamento gerencial: qualificação dos instrutores demandada pelas necessidades de treinamento para diferentes funções e para a direção, pelo aperfeiçoamento dos métodos de treinamento, pela melhoria da avaliação.
Programa de treinamento corporativo: foco nos métodos de gerenciamento, nas relações interpessoais e na dinâmica de grupo para o desenvolvimento de recursos humanos e organizacional.
Aprendizagem de competências: identificação das competências existentes e desenvolvimento as competências necessárias às funções.
Avaliação: foco na avaliação de necessidades e na análise de tarefas.
1980
Curso básico: processamento de textos no computador.
Treinamento gerencial: ênfase na modelagem do comportamento, em técnicas de gerenciamento e no desenvolvimento da carreira.
Programa de treinamento corporativo: foco no custo-benefício com a documentação do retorno do investimento.
Mercado global: adaptação às novas necessidades das empresas nas operações globais.
1990
Curso básico: interferência das novas tecnologias no modo de criação, no uso e intercambio da informação.
Treinamento gerencial: implementação e administração de treinamentos via computador, para complementar e, em alguns casos, substituir cursos presenciais.
Programa de treinamento corporativo: necessidade de aprendizado contínuo – especialmente, no contexto do trabalho – para reorganizar o trabalho face à reengenharia de processos e a gestão da qualidade total.
Mercado global: adaptação às demandas da economia global – com normas ditadas por um mercado mais diversificado – e a um ambiente em constante mudança.
Os programas de treinamento e de desenvolvimento de pessoas podem ser resumidos em uma única palavra: aprendizagem! Eles têm como objetivo...
- apoiar as pessoas na aquisição de novas competências, atitudes e práticas.
- possibilitar que as pessoas tenham um desempenho mais dinâmico, mais rápido, de melhor qualidade e de menor custo.
Embora o alvo dos treinamentos seja as pessoas, os treinamentos visam à melhoria do resultado final da organização e à promoção de relações de trabalho harmoniosas e produtivas.
Qualquer organização está sujeita a desafios internos e a ameaças externas.
Tipos de desafios encontrados pelas organizações:
Para ter vida longa, a organização deve ser capaz de enfrentar os desafios internos e de superar as ameaças externas, ou seja, das organizações que com ela concorrem.
Para enfrentar os desafios internos e superar as ameaças externas, a organização precisa treinar seu pessoal.
Os principais desafios externos enfrentados pela organização são:
- tipo de ambiente externo – fixa os tipos de parâmetros que definem o funcionamento da organização.
- tipo de parâmetros- o desenvolvimento tecnológico, as políticas econômicas e financeiras, os movimentos trabalhistas, as forças da sociedade definem o tipo de mercado da organização.
- tipo de mercado – o progresso
...