Redes sociais
Por: Ascore • 30/3/2015 • Relatório de pesquisa • 508 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
Gestão De Crise Na Era Das Redes Sociais
No dia quatro de novembro de dois mil e treze, segunda-feira, foi realizada uma palestra, no Centro Universitário da Cidade – campus de Ipanema -, que abordava o tema gerenciamento de crise nas redes sociais. Com início as dezenove horas e término às vinte horas e trinta minutos, a palestra que fazia parte do Seminário de Comunicação da Univercidade, teve como mediadora a professora, do curso de Comunicação Social, Rose de Figueiredo e como palestrante, a consultora de comunicação de crise, Terezinha Santos.
A palestra, que contou com participação de alunos e professores, foi iniciada pela mediadora Rose de Figueiredo que começou apresentando a palestrante aos demais presentes. Terezinha Santos foi gerente de relações externas da CEG, deu aula na Gama Filho, foi gerente de comunicação na Golden Cross e, hoje, é a consultora de comunicação de crise na Petrobras. Após a mediação feita pela Rose, Terezinha iniciou a palestra.
Terezinha abordou o tema “Imagem e Crise nas Organizações na Era das Redes Sociais” e começou falando o que era e qual q importância da comunicação organizacional. Em seguida, explicou o que é uma crise organizacional e exemplificou com imagens da capa da revista Exame (2004). Também, falou sobre a evolução das redes na web.
Após falar separadamente sobre empresas, crise e redes sociais, a palestrante, uniu tudo e começou a ministrar sobre o desenvolvimento de uma crise organizacional na era das redes sociais. Foi explicado a importância do planejamento de comunicação, qual a sua função, seu objetivo (uniformizar a comunicação) e como evitar uma crise dentro de uma empresa. Outro assunto abordado foi sobre a reputação e imagem de uma empresa, onde ela citou como exemplo a importância que as redes sociais tiveram na eleição do presidente Barack Obama, explicando que hoje o consumidor virou mídia com grande potencial de influência.
Terezinha Santos falou sobre todo o processo de uma crise, desde antes da crise se iniciar até o momento de pós-crise, mostrando as ferramentas para a gestão da crise, as ferramentas (pagas e gratuitas) utilizadas para monitorar uma crise e como se verificar seus impactos (ambiental, econômico, social, político). Em seguida, foi explicado os dois tipos de crises existente (operacionais e corporativos), como se desfaz a construção de uma crise, como aproveitar as lições aprendidas durante e pós crise e como a organização deve se portar perante a sociedade, principalmente na era digital, para que não afete a imagem e reputação da mesma.
Com o término da apresentação teórica, a palestrante, apresentou para os alunos e professores vídeos e imagens para exemplificar o que havia dito, abrindo espaço para que os presentes fizessem perguntas.
Após as perguntas, às vinte horas e trinta minutos, a palestra foi terminada.
...