Relatório de Pesquisa - Cabana Burger
Por: Felipe Monteiro • 7/11/2017 • Projeto de pesquisa • 4.324 Palavras (18 Páginas) • 507 Visualizações
AGÊNCIA PLURALIZE
CLIENTE: CABANA BURGER
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
1.2 A EMPRESA 2
1.3 PONTOS FORTES E FRACOS 3
1.4 IMAGEM DA MARCA 3
1.5 CLIPPING DA CATEGORIA 4
1.6 CLIPPING DA MARCA 4
1.7 ANÁLISE DO SITE 5
1.8 ANÁLISE DAS REDES SOCIAIS 8
1.9 ANÁLISE DO RECLAME AQUI 10
1.10 CLIPPING DA CONCORRÊNCIA 11
1.11 PESQUISA QUANTITATIVA 12
1.12 ENTREVISTAS COM ESPECIALISTA 16
1.13 OBSERVAÇÕES PDV 17
1.14 ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE CONSUMIDOR 18
1.16 DIAGNÓSTICO 21
1.17 PROBLEMA DE PESQUISA 21
1.18 OBJETIVO 21
1.19 HIPÓTESES 21
2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de projeto de pesquisa de mercado, apresentado a hmaburgueria Cabana Burger.
Para o s desenvolvimento, foram coletadas informações por meio de dados secundários, para que fosse possível ter um entendimento relacionado ao universo de hamburguerias. Após essa etapa, foram desenvolvidas pesquisas qualitativas e quantitativas, com o objetivo de compreender de forma completa o consumidor da marca.
Ao longo desse estudo, foi verificado que a marca oferece comida de qualidade e um ótimo custo x benefício, porém o consumidor apesar de gostar muito da marca, não a consome regulamente.
PALAVRAS-CHAVE: Cabana Burger, hamburguerias, pluralize.
- O MERCADO
O Cabana está inserido no mercado de hamburguerias, que vem crescendo cada vez mais no Brasil. Há dez anos, o País contava com poucas opções de restaurantes especializados em hambúrgueres. Hoje, pode-se encontrar, aproximadamente, 102 marcas de hamburguerias e 292 lojas. Considerado apenas as cidades do Rio e São Paulo, são 102 marcas e 232 lojas.
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as redes de franquias de hamburguerias associadas às entidades cresceram mais de 30% em 3 anos. Em 2014 eram 36 marcas e em 2016 totalizaram 47.
Outro estudo feito pelo Sebrae mostra que empreendimentos especializados em hambúrgueres superaram o modismo e estão se destacando entre os mais lucrativos do setor de alimentação.
No varejo tradicional, somente em São Paulo, este tipo de comércio aumentou 575% entre 1994 e 2014, apontam dados publicados pelo Instituto de Gastronomia (IGA).
A EMPRESA
O Cabana Burger abriu sua primeira unidade em outubro de 2016, na Rua Oscar Freire, coração gastronômico da cidade de São Paulo e a partir do seu primeiro dia de funcionamento já virou parada obrigatória para quem vive ou está visitando a cidade.
A meta era trazer de volta a verdadeira essência do hambúrguer clássico: pão, carne e queijo com muita qualidade, mas sem frescuras. Os lanches são produzidos fresquinhos todos os dias e a grande maioria dos insumos saem de sua cozinha central direto para a mesa do consumidor.
Além de tudo isso, a ideia é oferecer aos clientes uma experiência completa, tanto na comida quanto no atendimento, até os ambientes foram minuciosamente elaborados, todas as decorações das lojas são feitas para que o cliente se sinta em um cantinho especial.
PONTOS FORTES E FRACOS
Pontos fortes
- Comidas gostosas;
- Bom atendimento;
- Espaço aconchegante e bonito
- Bom engajamento nas redes sociais;
Pontos fracos
- Filas grandes e não possui espaço para esperar a liberação da mesa;
- Não possui estacionamento;
- Falta de investimento em conteúdo digital;
IMAGEM DA MARCA
O Cabana Burger não possui alto índice de conhecimento pelo público, justamente porque, segundo o levantamento da pesquisa feito pelo grupo, poucas pessoas sabem da existência dessa hamburgueria. Acreditamos que pelo motivo de não terem ainda espaços em outras regiões de São Paulo, apenas nos Jardins, seja o motivo desse desconhecimento. Entretanto, há lojas em expansão, com aberturas em breve no Itaim, Shopping Morumbi, Shopping Villa Lobos, Shopping Frei Caneca e uma loja no Rio de Janeiro, no Barra Shopping. Com isso, o conhecimento da marca pelas pessoas tende a aumentar.
...