Relatório Titulação de Retorno: Análise de “Leite de Magnésia”
Por: gagaag fsafasf • 30/5/2022 • Projeto de pesquisa • 666 Palavras (3 Páginas) • 558 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Universidade Federal de Ouro Preto
Departamento de Química
Laboratórios de Química[pic 1] Analítica
Relatório
Titulação de retorno: Análise de “Leite de Magnésia”
Disciplina: QUI 194 - Química Analítica Experimental
Professor: Doutora Louise Aparecida Mendes
Data da entrega do relatório: 07/06/2022
Alunos: Wagner Afonso Zwicker Parreira Junior
Ouro Preto, junho de 2022.
Resumo
Neste relatório, foi apresentado uma técnica para quantificação do hidróxido de magnésio em leite de magnésia adquirido em drogaria e comparação com valores estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Introdução
Utiliza-se a titulação volumétrica para quantificar um analito (ácido ou base), segundo sua reação com o reagente (Base ou Ácido). A Titulação de retorno, também chamada de titulação indireta, é uma titulação onde acrescenta um excesso conhecido da solução padrão ao analito, e posteriormente quantificar a parte que não reagiu com uma solução padrão.
O hidróxido de magnésio [Mg (OH)2] é pouco solúvel em água, por isso realizar uma titulação direta ao leite de magnésia seria difícil, além de ser uma suspensão branca e opaca, as partículas de Mg (OH)2 podem aderir ao Erlenmeyer, e assim não entrando em contato com o titulante. Por isso adiciona-se um excesso de ácido clorídrico (HCl), assim o Mg (OH)2 é neutralizado pelo ácido, tornando a solução límpida.
Após a adição de excesso de ácido, realiza-se uma titulação direta com a solução, utilizando uma solução padronizada de hidróxido de sódio (NaOH). O irá neutralizar o excesso de ácido clorídrico que não reagiu, e assim determinar a quantidade de ácido que reagiu com o analito (Hidróxido de magnésio). A especificação média para o leite de magnésia estabelece um mínimo de 7% de (m/v) de hidróxido de magnésio. A ANVISA determina essa concentração a ser seguida por todos os fabricantes do leite de magnésia. Sua ação laxante e antiácida deve-se à reação dela com o ácido clorídrico do suco gástrico, formando cloreto de magnésio que absorve muita umidade. (BACCAN, N. 2001 p. 222).
Objetivo
Determinar a concentração do Mg (OH)2 no leite de magnésia utilizando a titulação de retorno.
Materiais e Reagentes:
- 6 copos pequenos de plástico;
- 6 Erlenmeyers de 250 mL;
- 2 Bureta de 50 mL;
- Suporte Universal;
- Indicador Vermelho de metila;
- Solução de NaOH 0,1038 mol/L;
- Pisseta;
- Solução de HCl;
- Padrão primário tris(hidroximetil)aminometano (TRIS);
- Água destilada;
- Leite de magnésia.
Procedimentos
Padronização do Ácido Clorídrico
Etapa 1: Pesou-se aproximadamente 0,1817g do TRIS em um copo de plástico enumerado, transferiu-se quantitativamente, com ajuda de uma pisseta com água destilada, todo o TRIS para um Erlenmeyer com o número correspondente, realizou-se triplicata.
Etapa 2: Agitou-se com cuidado até que todo sólido se dissolvesse, adicionou-se 3 gotas do indicador vermelho de metila, e iniciou-se a titulação com cada um dos erlenmeyers com a solução de ácido clorídrico, anotou-se os valores.
...