Relação Interpessoal
Ensaios: Relação Interpessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Aliciany • 14/5/2014 • 1.567 Palavras (7 Páginas) • 239 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O relacionamento intrapessoal nada mais é que o próprio diálogo consigo mesmo, onde debatemos nossas dúvidas, dilemas, perplexidades, orientações.é um tipo de comunicação em que o emissor e o receptor são a mesma pessoa.
A qualidade da comunicação da empresa vai influenciar diretamente na resposta advinda desse diálogo, pois a partir do momento que a mensagem chega ao indivíduo, automaticamente passará pelo julgamento interno no qual analisará dentre outras coisas a confiabilidade da organização. Uma empresa na qual consegue aliar as promessas aos resultados tem tudo para gerar circunstâncias capazes de influenciar tanto os seus empregados quanto os seus clientes a se convencerem no caso dos clientes a consumirem os produtos e para isso o marketing é necessário, mas não adianta propaganda se o produto não tem qualidade.
Os consumidores tem perspectivas anseios gerados pela propaganda que serão avaliados e as respostas dirão se há confiabilidade na empresa e o possível retorno do cliente à ela.recentemente percebemos um onda de preocupações com o meio ambiente e com a responsabilidade social como fatores que agregam valores ao produto e à imagem da empresa.
2. DESNVOLVIMENTO
É o relacionamento em que se dá através de pelo menos duas pessoas em que há o emissor e o receptor constituídos por pessoas diferentes, com o primeiro tendo a responsabilidade de tentar atingir o segundo através de mensagens carregadas de com a visão que se tenta transmitir sobre um dado assunto.
A problemática das relações nas empresas é um constante na atualidade, cada vez mais as organizações se preocupam do relacionamento entre seus membros e também com a própria relação da empresa com seus clientes.
As empresas brasileiras despertaram nos últimos anos para a modernização de sua estruturas.uma revolução não muito silenciosa vem ocorrendo e conceitos como qualidade total,TI,atendimento personalizado,flexibilidade, modernização e humanização estão na ordem do dia. Todos esses conceitos estão voltados para uma finalidade,levar as empresa à eficácia com o aumento da produtividade e o aumento da competitividade no mercado.
Mas todos esses esforços acabam esbarrando em um problema difícil de ser transposto – como mudar a mentalidade dos funcionários,gerentes administradores levando efetivamente as empresas ao sucesso.uma boa comunicação em um empresa não deve produzir apenas informações, mas ir mais fundo fazendo com que haja o comprometimento do funcionário com a instituição.
Conhecer sentir e acompanhar a dinâmica organizacional-ambiente interno e externo - é uma necessidade que se impõe sob o aspecto da atualização permanente é ,sobretudo, uma questão de sobrevivência.
A organização está mudando.está mudando em razão da necessidade de poder ser mais competitiva,mais pró-ativa, tendendo a um maior nível de comunicação informal, em função da necessidade das pessoas interagirem sentirem-se mais próximas uma das outras, a dependência entre os indivíduos dentro da organização se tornou muito maior o trabalho individualizado cedeu espaço para o trabalho de grupos que guardam princípios e valores semelhantes, trazendo um contato mais intenso entre seus membros.
A organização que deseja garantir sua efetividade deve ir além de um sistema altamente tecnificado e produtivo, dirigindo seu esforço para o conhecimento das pessoas, seus comportamentos formas de agir e ser.
A comunicação só se efetiva a partir do momento em que o público entende,deseje, aceite,participe e desempenhe um papel que gere uma mudança proposta pela organização. A comunicação, portanto , exige credibilidade e comprometimento,tendo o poder de criar valores, impulsionando a organização para frente.
Quando em uma organização as pessoas dispõe das mesmas informações e compreendem que são parte integrante da vida organizacional, que possuem valores comuns e partilham dos mesmos interesses,os resultados fluem.o reconhecimento de valores compartilhados proporciona aos indivíduos uma linguagem comum na qual todos podem colaborar.
O sucesso de uma organização depende das habilidades de comunicação entre todos os seus funcionários.a organização que ouve seus funcionários como um caminho para mostrar suporte e aceitação que entende e detecta a diferença de percepção entre os indivíduos, ocasiona um ambiente mais aberto e esse ambiente e este ambiente faz com que seus funcionários tenham maior satisfação e produtividade na empresa.
A busca da participação consciente dos indivíduos por meio de grupos de trabalho cooperativos, que demandam bons relacionamentos interpessoais, no esforço para a realização de objetivos comuns, humanos e organizacionais.
Este processo consiste em atividades predeterminadas em grupo, comunicação, cooperação, respeito e amizade. À medida que a interação prossegue, os sentimentos e relações podem mudar influenciando no desenvolvimento das atividades e próximas interações entre a equipe, podendo causar melhor produtividade da atividade predeterminada. Por outro lado sentimentos negativos podem causar rejeição diminuindo a interação entre o grupo e a queda na produtividade. O ciclo “atividade-interação-sentimentos” não esta relacionado a competência técnica das pessoas e sim ao relacionamento criado entre o grupo.
Quando a pessoa se agrega a um grupo formado ou um novo grupo se forma, as características, o pensamento, ideais, experiência, atitudes, preconceito, crenças, estilo, comportamento, percepções de cada pessoa, podem influenciar no relacionamento interpessoal a partir do julgamento feito a cada individuo.
A Competência interpessoal é a capacidade de lidar com as relações interpessoais com eficácia, ou seja, capacidade de lidar com outras pessoas de forma adequada a necessidade delas e a exigência de cada situação. Como característica do individuo eficaz pode-se destacar a percepção apurada da situação interpessoal, a habilidade de resolver problemas, alcançar soluções sem prejudicar o convívio entre o grupo.
A motivação ou falta da mesma é causada pelo ambiente em que o individuo vive. As necessidades básicas que podem influenciar são: alimentação, sono, atividades física, satisfação sexual, segurança íntima, participação, autoconfiança, impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento.
Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia.
...