Resenha Crítica: Amazom.Com: Explorando o valor da infraestrutura de negócio digital
Por: Arthur Otavio • 18/5/2021 • Resenha • 756 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM MARKETING
Resenha Crítica de Caso
Arthur Otavio Florentino de Lima
Trabalho da disciplina E-Commerce
Tutor: Prof. Bruno Garcia Reis de Mello
Maceió
2021
Amazom.Com: Explorando o valor da infraestrutura de negócio digital
Referência: APPLEGATE, Lynda M.; COLLURA, Meredith. Amazom.Com: Explorando o valor da infraestrutura de negócio digital, setembro, 2016. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/ATU044/Biblioteca_63600/Biblioteca_63600.pdf: 10 de maio de 2021.
O caso Harvard apresentado, descreve o histórico da empresa Amazon, que teve suas atividades de varejo de livros iniciadas em 1995, e como desponta até a atualidade como uma das melhores empresas de E-Commerce, com produtos variados, da história, adotando uma postura de valorização de marca fortalecendo seu relacionamento com o cliente e passando a utilizar, de forma estratégica, as novas ferramentas digitais.
A empresa Amazon, que já predominava no imaginário popular pelo seu serviço de qualidade, em dois anos e meio (a contar de 1998, onde introduziu a venda de músicas, DVD’s, produtos eletrônicos, entre outros), conseguiu expandir seu portfólio de produtos para produtos de saúde e beleza, produtos pets, e produtos para automóveis, se transformando numa plataforma de compras onde “se encontra qualquer coisa”.
Durante esta expansão, a Amazon realizou um grande investimento numa infraestrutura próprio, a fim de atendar as demandas de varejo digital, atendendo a sua capacidade ociosa e entendendo que o investimento no mercado eletrônico seria o futuro do varejo, gerando um sentimento de admiração e fidelização pela atitude da empresa de gerar a melhor experiência possível para o cliente.
A empresa fundada em 1994, nasceu com foco no varejo eletrônico de livros, rapidamente se tornou um sucesso de vendas, repetindo o feito quando iniciou a comercialização de músicas em 1998, fazendo com que a varejista eletrônica entrasse em novos ambientes de venda.
Este sucesso foi impulsionado pela democratização dos produtos eletrônicos nas décadas de 90 e 2000, assim como o mercado de mídias. Os preços mais acessíveis destes produtos possibilitaram que a experiência de compra digital fosse possível a maioria dos consumidores de classe média, média/alta.
Assim, o avanço da internet transformou de forma definitiva a experiência de compra do consumidor. E a para atender a nova demanda, a Amazon não somente investiu em sua estrutura eletrônica, como eu sua estrutura de logística, para garantir ao cliente uma experiência de qualidade e agilidade, buscando contornar as constantes reclamações do prazo de entrega de mercados similares.
...