Responsabilidade Social: a ética vivida nas organizações
Por: assizpri • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 394 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Responsabilidade Social: a ética vivida nas organizações
Com a iso26000 chega novas orientações para as empresas que chega ao mercado com a principal referência de responsabilidade social nas organizações. Gera também uma grande expectativa sobre o comportamento das organizações mas o desenvolvimento de diversos setores além da própria heterogeneidade entre países explica a demora.
Contudo a expectativa è grande a respeito da iso26000 que competirà com um mercado que abriga dezenas de selos e padrões.
Contudo Ana Paula Grethes representante da petrobràs na delegação brasileira fala que talvez a coisa mais importante da iso26000 è que ela significa a expectativa da sociedade sobre o comportamento das organizações na questão da responsabilidade social.Com tantos acordos a norma acaba com a confusão que existe sobre responsabilidade social porque ela è o caminho para aicançar o desenvolvimento sustentável.
A nova isi26000 não è certificável não existirà um selo mas vem para dar diretrizes e orientações para as organizações integrando a responsabilidade social como estratégia de negócio.
Tambèm não se pode considerar que a chegada do século XXI tenha trazido consigo acontecimentos ligados à alta finança mundial que tiveram a particularidade de lançar o debate sobre o que se convencionou chamar de novo capitalismo global.
Podemos dizer que as empresas são iguais aos seres vivios, pois prescisam de uma identidade de algo que seja somente seu .Não è algo tangível, è energia que gera um clima organizacional positivo, motiva as pessoas gerando assim sentido de fazer parte, de pertencer.A alma da empresa nas genuíno,satisfação por fazer parte do time .Assim podemos dizer que alguns elementos são essenciais para sua sobrevivência e sustentabilidade, osintangìveis entre eles identidade,proposito e valores.
Um modelo de gestão de ética precisa fundamentalmente trabalhar com dois fatores importantes, que são eles:estratégia e competência. E acima de tudo gerar um clima de conscientização e preservação da ética. Sem estratégia terremos o caos sem competência,terremos lideres incapazes e equipes desmotivadas e desinteressadas.
REFERÊNCIAS
PLT 284 –PÀGINAS 78 a 89 capìtulo 2 do livro texto
Leitura do texto “ Quando o escritório è um redemoinho de maldade”Disponìvel em https://docs.google.com/viver?=&pidexplore&chroma=true&srad=ob7vt1seouw3uzjvkymy1yjutyjy5nioomdg4lweonjktzdzhndgxntrmw2j&hi=p.t_br&authkej=cp2bozsc-acesso em 10 de maio 2014plt284-paginas120a123docapitulo3dolivrotexto
Folha de S.Paulo.14dez.2010.cadernomercado.Disponìvel em:https://docs.google.com/viewer?av&pid=explore&chome=true&srcid=ob7ut1seouw3undrinjz2tgttnwjkns00.zjg5ltkxnmytogzhytu2zwy2ndik&hi=ptbr&authkey=cihzn_cm
...