Resumo - Estratégias de Promoção de Vendas
Por: flaaviorlc • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 637 Palavras (3 Páginas) • 999 Visualizações
FACULDADE ESAMC UBERLÂNDIA
Promoção e Merchandising
TRABALHO
Estratégias de Promoção de Vendas
Professor:
Cesar Chagas
Aluno:
Flávio Rayan de Lima Chagas
Uberlândia – 08/2016
RESUMO – Estratégias de Promoção de Vendas
Com a concorrência cada vez mais acirrada, percebemos o crescimento do uso da promoção de vendas e do merchandising cujas verbas empregadas superam aquelas destinadas às outras estratégias de comunicação. Este fato se deve à concorrência constante, estimulando as empresas a buscarem resultados mais rápidos, e a promoção de vendas e o merchandising trabalham bastante com isso.
Os principais objetivos dessas duas práticas, segundo o estudo do marketing, são:
A curto prazo temos: aumento das vendas; bloqueio da concorrência e aumento do giro do produto.
A médio prazo temos: fixação da imagem, crescimento do índice de participação de mercado e aumento do grau de preferência e fidelidade de marca e outros resultados.
Com isso, a promoção de vendas e o merchandising não podem mais ser consideradas somente como soluções de emergência. É preciso um planejamento de marketing, definir as reais necessidades e serem definidos como soluções estratégicas.
Precisamos voltar um pouco nos conceitos de Marketing para entendermos melhor esses dias estratégias, principalmente a pirâmide de Maslow, onde a necessidade humana surge através de sensação, estado ou percepção da falta de algo ou privação. O papel mercadológico então é identificar e conhecer essas necessidades e então trabalhar para qualificar e quantificar os públicos por elas afetados, tentando satisfazê-los.
Além da necessidade, temos algumas outras variáveis importantes: o desejo (vontade de possuir ou adquirir algo), a troca (processo de compra e venda), o mercado (local onde se efetiva as trocas) e a demanda (o tamanho do mercado que se interessa pelo produto).
Com a consciência desses conceitos, vamos para o produto em si. Produto é todo bem que pode ser ofertado a um ou vários mercados, visando à satisfação de uma necessidade ou desejo.
Os produtos são classificados de várias formas. Vejamos:
Quanto à durabilidade: produtos duráveis, semiduráveis e não duráveis.
Quanto ao processo de compra: compra por conveniência, compra comparada, produtos especiais e produtos de especialidade.
Quanto aos propósitos de compra: produtos de consumo, produtos industriais, produtos de consumo industrial e serviços.
Quanto às características: qualidade, designe, marca, embalagem, rótulo e serviços de apoio.
Agora vamos falar da influência que a promoção
...