Resumo Vicente Ambrósio: Plano de marketing
Por: brendagasparoto • 18/9/2019 • Resenha • 1.114 Palavras (5 Páginas) • 1.436 Visualizações
PARTE 1 – CONCEITOS DE MARKETING E PLANEJAMENTO
CAPITULO 1 – PLANEJAR, PLANEJAR E PLANEJAR
Na parte 1 do livro é apresentando os conceitos básicos de um planejamento de marketing e seus elementos fundamentais para transformar ideias em ações e como ele afeta clientes. São apresentados os 4 elementos para tornar isso possível: sonho: “visão” da ação que pretendemos realizar, planejamento: “raciocínio “primeiro passo de passar do abstrato para o concreto, plano: Ponte entre abstração integral do sonho somado ao raciocínio enriquecido, ação: Transformar o plano em realidade. O livro é focado mais no plano, mas deixa claro que é fundamental conhecer o planejamento e seus aspectos e níveis, como o nível tático e estratégico. O tático promove a segrega as táticas de marketing, comercialização, características do produto e etc. O plano estratégico determina os mercados-alvo e a sugestão de valor que será proposto embasado nas viabilidades do mercado.
CAPITULO 2 – PLANEJAMENTO DE MARKETING E PLANO DE MARKETING
Na parte 2 é explicado a diferença entre planejamento e plano de marketing. Plano é a “fotografia/retrato” que acontece na mente do planejador enquanto o planejamento é processo de intenso raciocínio e coordenação cujo principal foco é satisfazer o cliente. Para isso é necessário ter domínio de todo o processo para reduzir incertezas e riscos. No mesmo capitulo ainda é abordado os dois tipos de plano de marketing, sendo eles os anuais e os de lançamento de novos produtos.
PARTE 2 – O PLANO DE MARKETING
CAPITULO 3 - PROCESSO DA ELABORAÇÃO E ROTEIRO DO PLANO DE MARKETING
Neste capitulo é abordado como é importante ter um plano bem estruturado e para isso o gerente de produtos ou de marketing deve seguir alguns passos fundamentais na elaboração de um plano de marketing, como a escolha de um tema, formar uma equipe não muito numerosa e multidisciplinar para fazer suas funções da forma mais eficiente para o plano, empatia com os clientes para estimular a criatividade da equipe, levantamento de informações (S.I.M.), uma boa redação do plano para ser que o roteiro seja seguido com disciplina e precisão, revisão e formatação do plano para corrigir possíveis erros e finalmente apresentação do plano para os diretores. Para um bom roteiro de plano, o livro destaca seguir 4 partes fundamentais dividas em 13 secções que está ilustrado na imagem abaixo.
[pic 1]
CAPITULO 4 – DETALHAMENTO DO PLANO DE MARKETING
O capitulo 4 foi usado para uma fonte de consulta durante a leitura do livro onde está disponível todos os itens de um planejamento que serão abortados nos próximos capítulos.
CAPITULO 5 – OPORTUNIDADE
A oportunidade é dívida em duas secções, situação e objetivo, indica os compromissos que os profissionais do plano assumirão em relação aos objetivos definidos. A situação deve responder algumas perguntas para proporcionar um panorama da oportunidade disponível, sendo elas:
Secção 1, A razão de ser do plano de marketing para especificar sobre o que se trata o plano, uma análise do cenário econômico, político e social do país para transparecer o por que esse contexto oferece uma oportunidade, descrição do produto com suas características principais, o produto e os objetivos estratégicos da empresa para apontar qual mercado estratégico e área de interesse a organização está localizada e explicar como o plano vai ajudar alcançar seus objetivos estratégicos e a sintonia do produto com a visão a missão e os valores da empresa.
Secção 2, Objetivos servem para determinar as responsabilidades de cada profissional com o produto. Objetivos e metas são similares, mas enquanto o objetivo descreve o que deseja alcançar sem um prazo especifico, já as metas tem uma definição de serem realizadas em um determinado prazo.
Os objetivos de marketing servem para medir o sucesso do plano de marketing e é necessário um monitoramento constante para que haja um feedback e os gestores de marketing possam reagir as dificuldades ou tomar medidas preventivas, portanto é de extrema importância que a descrição de um objetivo seja cuidadosamente elaborada.
CAPITULO 6 – MARKETING ESTRATÉGICO
Está é a parte ll do roteiro para um plano de marketing, após ser feito a escolha do mercado-alvo, público e posicionamento do produto essa é a fase em que estuda o mercado, ambiente onde o plano de marketing vai atuar. É dividida em 4 seções: Consumidor, precisa se atentar em saber o perfil, desejos e necessidades e hábitos de uso e atitudes do consumidor.
Mercado, é necessário se atentar a alguns elementos críticos para entender o mercado, como o histórico do mercado, tamanho do mercado, tamanho do mercado por região, estágio de demanda, sazonalidade (épocas do ano), impacto de tecnologia, segmentação do mercado, participação de mercado das principais marcas. É importante também definir bem os 4ps’ nesta etapa.
...