TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do cap. 4,5 e 6 livro um toc na cuca

Por:   •  22/5/2015  •  Resenha  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  1.567 Visualizações

Página 1 de 5

Cap . 4: SEJA PRÁTICO - resumo

O autor começa apresentando um exercício para refletir como tudo seria se faltasse gravidade por um segundo todos os dias no intuito de mostrar que podemos gerar ideias sem nenhuma correlação com o universo da experiência, como ele aborda no segundo parágrafo do capítulo 4.

No subtítulo NOSSO CANTEIRO GERMINATIVO o autor comenta que o ser humano tem a capacidade de liberar o pensamento para duas direções principais: antecipar o futuro e gerar ideias sem a necessidade da experiência ou do existir. No terceiro parágrafo dessa subseção ele nomeia o reino do possível como nosso canteiro germinativo.

No subtítulo E SE... ele diz que o uso de “e se” nos dá liberdade de pensar em algo diferente e dá o exemplo de Albert Einstein que desenvolveu os primeiros conceitos da teoria da relatividade se indagando e depois procurando respostas sobre o que aconteceria se ele estivesse caindo no espaço à velocidade da luz dentro de um elevador com um buraco na parede e também sobre o que aconteceria se um facho de luz entrasse no elevador pelo buraco. E propõe no final desta subseção que o leitor tente bancar um mágico, que ele diz ser um profissional especializado na fantasia “e se”, para que o leitor produzida novas ideias.

No subtítulo O PONTO DE APOIO o autor relata que nem sempre o “e se” produz ideias praticas e criativas e por isso as vezes se faz necessário um ponto de apoio que seria ideias que estimulam a pensar em outras ideias. Diz também que as ideias podem ser impraticáveis ou improváveis, pois elas também podem levar a outras indagações e cita o exemplo de um engenheiro que se indaga sobre como remover uma pintura da parede pensando em colocar pólvora na fórmula e seus colegas de trabalho a partir dessa ideia pensam em colocar aditivos na tinta para facilitar na remoção dela.

No subtítulo LIXO ENGRAÇADO ele reafirma a ideia da subseção anterior O PONTO DE APOIO dando o exemplo de uma cidade na Holanda que tinha problemas com lixo.

No penúltimo subtítulo do capitulo 4, SEJA PRÁTICO, o autor indaga por que as pessoas não utilizam o recurso “e se” e os pontos de apoio com maior frequência e em seguida apresenta três motivos para essa ocorrência. E no fim dessa subseção ele afirma que além de ser criativo é necessário também ser prático sem reprimir o processo criativo.

Por fim no ultimo subtítulo RESUMO o autor apresenta como o próprio nome diz um resumo do capítulo apresentado e também dando continuidade as dicas (da 12ª a 15ª) que ele apresenta em todo resumo de cada capítulo.

SUBSEÇÃO DO CAP. 4: INTERVLO – resumo

        O autor inicia afirmando que bloqueios mentais são divertidos, porém cansativos e propões ao leitor que ele faça uma pausa ou um intervalo para tomar um café ou dar uma volta, por exemplo.

        No subtítulo VIVER AO CONTRÁRIO o autor apresenta sua concepção de como a vida deveria ser começando pelo fim.

        Nos próximos subtítulos ele conta experiências de seminários e algumas ideias aleatórias, em no fim encerra contando uma piada no subtítulo A PIADA DE SOFTWARE DE JACK GRIMES.

Cap . 5: EVITE AMBIGUIDADES - resumo

        O escritor inicia com um exercício de formar palavras. Em seguida no subtítulo PENSANDO AMBIGUAMENTE ele relata uma história ocorrida na década de 60, afirmando que ninguém gosta de ambiguidades explicando, em seguida, o motivo disso e diz que se precisa aprender a evitar ambiguidades. Porém no fim do 3º parágrafo ressalta que algumas vezes a ambiguidade pode ser um estímulo para a imaginação.

No parágrafo seguinte ele diz que olhar as coisas de forma ambígua pode ser um jeito de descobrir a segunda resposta certa. Depois da um exemplo indagando qual seria a metade de oito, mostrando em seguida as possíveis respostas. Após isso, apresenta mais um exercício questionando o que certa figura representava e também suas possíveis respostas. Retorna ao primeiro exercício de formar palavras mostrando também as possíveis soluções e interpretações do exercício, reafirmando no fim que a ambiguidade é importante para pensar em algo diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com