Revisão Conceitual
Casos: Revisão Conceitual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mylla10 • 24/11/2014 • 6.993 Palavras (28 Páginas) • 360 Visualizações
2. REVISÃO CONCEITUAL
2.1. Empreendedorismo
O termo empreendedor segundo Hisrich, Peters e Sheppherd (2009, p. 6), já era utilizado na idade média onde o papel do individuo denominado Clérigo se baseava em administrar recursos geralmente advindos do governo. No século XVll o termo empreendedor se caracteriza como o ato de correr risco. Nesse período o Empreendedor era a pessoa que fechava um contrato com o governo, para fornecimento de um determinado produto ou serviço. O valor do contrato era tido com fixo, portanto tanto o lucro ou prejuízos era de responsabilidade do empreendedor.
Na visão de Hisrich, Peters e Sheppherd (2009, p. 10), empreendedorismo é o processo de criar algo inovador com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e da independência financeira e pessoal.
Empreendedor é aquele que tem a capacidade de identificar uma oportunidade e a partir dessa oportunidade criar um negocio para capitalizar sobre ela, assumindo quaisquer riscos calculados. O autor acrescenta que em qualquer definição de empreendedorismo apresenta os seguintes aspectos: iniciativa, criatividade e imposição aos riscos. (DORNELAS, 2008)
2.2. A Revolução do empreendedorismo
O mundo já presenciou e tem presenciado várias mudanças e transformações principalmente a partir do século XX onde houve uma avalanche de descobertas e inventos que de certa forma contribuíram para melhorar a vida das pessoas, tais mudanças foi resultado de pessoas que acreditaram em seus ideais, tiveram visão e não se intimidaram com as adversidades, ou seja, não recuaram ao risco eminente. Dornelas (2008, p. 5) diz:
Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem não se contentam em ser mais um na multidão, que quer ser reconhecido e admirado, referenciado e imitado, quer deixar um legado. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem se estudados e entendidos.
Segundo Dornelas (2008, p. 6), o papel do empreendedor foi de extrema importância na sociedade como ainda é nos dias de hoje, porém requer um número maior de empreendedores em função do crescimento da tecnologia e da concorrência. Dornelas salienta ainda que a era atual possa ser definida como a era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão abrindo as fronteiras do comércio geral no que tange as barreiras comerciais e culturais dentro de um cenário globalizado.
2.3. Perfil do empreendedor
Segundo Dornelas (2008, p. 100), “o empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, e antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”.
Ainda de acordo com Dornelas o perfil de um empreendedor está relacionado com três habilidades básicas: técnicas, gerenciais e características pessoais. As habilidades técnicas envolvem saber escrever, saber ouvir as pessoas, ser um bom orador, organizado, liderar e principalmente trabalhar em equipe. As habilidades gerenciais se referem ao conhecimento das áreas de Marketing, finanças, operacional, produção enfim, do processo administrativo geral e tomadas de decisão bem como ser um bom negociador. As características pessoais se refere a disciplina, ser inovador, persistente, visionário, e o principal que é não ter medo de correr riscos.
2.4. Características do empreendedor
O empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, entendimento financeiro e capacidade de identificar oportunidades onde muitos não enxergam, e para ser bem-sucedido não deve apenas saber criar o seu próprio negocio. Deve acima de tudo saber conduzi o seu negocio de forma a mantê-lo ativo em um ciclo prolongado de vida o obter retornos significativos de seus investimentos. Para isso o empreendedor tem que conhecer as funções: Planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades relacionadas direta e indiretamente com o negócio. (CHIAVENATTO, 2007).
Segundo Dornelas (2008, p. 108), o empreendedor apresenta as seguintes características:
• São visionarias;
• Sabem tomar decisões;
• São indivíduos que fazem a diferença;
• Sabem explorar ao Máximo as oportunidades;
• São otimistas e apaixonados pelo que fazem;
• São independentes e constroem o próprio destino;
• Ficam ricos;
• São líderes e formadores de equipes;
• São bem relacionados (Networking)
• São organizados;
• Planejam, Planejam, Planejam;
• Possuem conhecimentos;
• Assumem riscos calculados;
• Criam valor para a sociedade;
2.5. Empreendedorismo no Brasil
A abertura da economia na década de 90 marcou o surgimento dos primeiros empreendedores no Brasil, todavia esses novos empreendedores não tinham conhecimento suficiente para administrar seus negócios. A partir de então pequeno empreendedor pode contar com a parceria do SEBRAE (Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas). O SEBRAE é o órgão responsável em dar suporte ao pequeno empreendedor e aos novos empreendimentos. Sendo que antes disso era impossível falar em empreendedorismo devido a enorme instabilidade na economia do país. (DORNELAS, 2008).
Além do SEBRAE, existem outros programas que auxiliam o empreendedor. Como o SOFTEX e GENESIS (Geração de Novas Empresas de Software, informação e Serviço) que foi criado para apoiar as empresas de informática que exportavam software. Foi através deste programa que o plano de negócios (business pelas) começou a popularizar no Brasil. Temos também o programa Brasil empreendedor. (DORNELAS, 2008).
Segundo o SEBRAE-SP (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas Filial São Paulo), algumas características são decisivas para quem pretende se aventurar pelo mundo dos negócios:
• Assumir riscos- Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso
...