Rh atps matematica
Por: Rino • 2/6/2015 • Trabalho acadêmico • 734 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
Remuneração Moderna
As organizações mudaram e a forma de remunerar seus colaboradores também, o salário que antes era baseado em cima da média paga pelo mercado ou pelo sindicato esta ultrapassada e hoje buscar novas formas de remunerar seus colaboradores vem sendo um grande desafio para as empresas. Dentre as formas de remuneração estratégica temos:
Remuneração Funcional: feita em cima da remuneração tradicional baseada em cima da igualdade de salários na empresa, essa remuneração é composta pela descrição dos cargos.
Remuneração indireta: composta por benefícios e incentivos - benefícios como seguro de vida, assistência médica e incentivos através de viagens eletrodomésticos e outros, o grande desafio é como conseguir flexibilizar os planos e dar a opção de escolha ao que melhor se ajuste para o colaborador e seus familiares.
Remuneração por habilidades: através da capacidade de aperfeiçoamento do funcionário, não importa o seu cargo e sim suas habilidades para esse beneficio o Rh tem que estar presente, pois se trata de processos de certificações, onde o funcionário demonstrara conhecimento e habilidade será avaliado e monitorado por devidas certificações.
Remuneração por competência: trata-se da procura do profissional qualificado, ela vem sendo utilizada para enxugar as estrutura hierárquicas rígidas, por se tratar de uma atividade abstrata pela incerteza e criatividade, deve se primeiro procurar quais as habilidades e competências essenciais para a organização e partir dai buscar um colaborador que atenta tais requisitos.
PPLR: programa de participação nos lucros e resultados da empresa é uma forma de difundir a comunicação e filosofia da empresa o pagamento de tal beneficio será em cima de uma porcentagem fixa ou em cima do lucro excedido de um valor estabelecido anteriormente.
Qual importância do planejamento de carreira
O planejamento de carreira é uma prática adotada para reter talentos, ele é utilizada em dois momentos distintos, durante a permanência do colaborador na empresa e em seu desligamento, a primeira situação ocorre como forma preventiva para todos colaboradores através de reuniões e feedback, trazendo discussões positivas e em seu e em seu desligamento nessa difícil fase de transição profissional.
Os benefícios de um plano de carreira é bom tanto para o colaborador quanto para contratante, para o contratante, pois trará uma redução de custos em processos seletivos com consultoria e para o colaborador, pois manterá um fluxo saudável de crescimento dentro da organização.
Ocorrem situações também em que os gestores não promovem discussões sobre plano de carreira com seus colaboradores já que nem todo profissional esta nos planos futuros da empresa, mas sempre é importante jogar limpo com o profissional, para que tenha a opção de escolha em continuar na empresa ou procurar uma nova recolocação externa.
PASSO 4
A remuneração estratégica vem sendo um diferencial na briga por colaboradores no mercado, já que esta cada vez mais escasso profissionais qualificados para todas as áreas e para cada nível, deve se adotar uma forma de remuneração, quando se trata do auto escalão adotamos premiações pensando nas particularidades de cada um, já que cada profissional tem suas ambições e desejos, quando se trata mais do operacional tais particularidades não se pode ser tratadas individualmente por conta da dificuldades em se analisar um a um por conta do grande volume de trabalhadores, seria necessário adotar remunerações em grande escala, benefícios tais como o 14º salario seria uma ótima escolha.
...