Risco País
Casos: Risco País. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alessanda • 14/7/2014 • 249 Palavras (1 Páginas) • 392 Visualizações
FEAD – Faculdade De Estudos Administrativos De Minas Gerais
Risco-país Para os Países Emergentes
Autor: Alessanda da Silva Ramos (559827)
Belo Horizonte
2012
FEAD – Faculdade De Estudos Administrativos De Minas Gerais
Risco-país Para Os Países Emergentes
Trabalho apresentado à disciplina Introdução à Economia para obtenção de créditos para a graduação em Administração – EAD da Faculdade FEAD.
Orientador: Juliana Amaral
Belo Horizonte
2012
Significado risco país para os países emergentes
Segundo Claessens & Embrechts (2002), o risco-país é uma medida associada à probabilidade de inadimplência do país, que pode ser representado por um emissor público ou privado, causado por eventos que podem estar sob o controle do governo, mas não estão sob o controle das empresas privadas ou dos indivíduos.
O risco país mostra a sobretaxa que um investidor está correndo o risco de pagar em relação à economia americana, uma vez que esta é considerada a mais solvente do mundo. Se um país emergente tiver um EMBI+(Emerging Markets Bond Index Plus) com altos pontos talvez signifique a repulsão de investimentos estrangeiros, provocando grandes prejuízos na economia, uma vez que estes investimentos são essenciais para o desenvolvimento de mercado.
Quando o índice de um país é alto significa que há a possibilidade de não saldar a dívida externa, diminuindo assim a credibilidade e os investimentos. Portanto o risco país significa uma ascensão ou uma decadência do desenvolvimento do mercado.
Referências
http://www.brasilescola.com/economia/riscopais.htm
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u306262.shtml
CLAESSENS, S.; EMBRECHTS, G.. Basel II, sovereign ratings and transfer risk, external versus internal ratings. Apresentado na conferência Basel II: An Economic Assessment, Bank for International Settlements, Maio 2002.
...