SEDE ATIVA MKT ESPORTIVO
Por: britope • 27/9/2018 • Artigo • 5.484 Palavras (22 Páginas) • 252 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES PROMOCIONAIS NO MERCADO VAREJISTA COM O FOCO NO GANHO DE MARKET SHARE: O CASO DO ISOTÔNICO GATORADE NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE.
Aroldo Francisco Brito
Orientador – Hans Stephan Wiegandt
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo de caso realizado em 2003 na Região Metropolitana do Recife no estado de Pernambuco. O estudo buscou compreender a dinâmica do comportamento consumidor de atletas e praticantes de atividades físicas referente ao a consumo do isotônico Gatorade, um repositor hidroeletrolítico, pertencente a categoria de bebidas não alcoólicas e não carbonatadas (sem gás). O consumo da bebida é indicado antes, durante e após a prática de atividades físicas, tendo sua maior eficácia quando ingerido durante a sede ativa. Os resultados obtidos na pesquisa subsidiaram ações realizadas ao longo de toda a cidade com vistas a aumentar a participação de Mercado da bebida, aproximando o máximo possível os indicadores de venda do estado, com os indicadores presentes no resto do mundo onde a bebida lidera as vendas em sua categoria.
Palavras-chave: ações promocionais, mercado varejista, market share.
ABSTRACT: The present study aims to present a case study carried out in 2003 in the Metropolitan Region of Recife in the state of Pernambuco. The aim of this study was to understand the dynamics of consumer behavior of athletes and practitioners of physical activity related to the consumption of the isotonic Gatorade, a hydro electrolytic repository, belonging to the category of non-alcoholic and non-carbonated beverages. The consumption of the beverage is indicated before, during and after the practice of physical activities, having its greater effectiveness when ingested during the active seat. The results obtained in the research-subsidized actions carried out throughout the city with a view to increasing the market share of the beverage, bringing the state's sales indicators as close as possible to the indicators present in the rest of the world where the beverage leads sales in its category.
Keywords: promotional actions, retail market, market share.
Aroldo Francisco Brito Aluno: Graduado em Marketing, Pós-Graduado em Marketing Esportivo Uninassau.
2Hans Stephan Wiegandt: Graduado em Administração, Pós-Graduado em Gestão Empresarial, Auditoria e Controladoria e em Marketing e Publicidade; Coordenador de Pós-Graduação da Uninassau.
INTRODUÇÃO
A prática de atividades físicas é essencial para o desenvolvimento integral de qualquer pessoa, como aponta a OMS.(OMS, 2014) O IBGE realizou uma pesquisa em 2015 ao longo de todo território nacional e constatou que menos de 40% dos brasileiros realizam atividade física regular.(MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004) Dados de 2003 do INCA evidenciam que Recife em Pernambuco figura na quinta posição das capitais do Brasil com maior taxa de inatividade física da população de 15 a 65 anos, com uma taxa de 40,4 % o destaque aqui fica para João Pessoa na Paraíba com 54,4% da população total inativa fisicamente.(IBGE, 2017)
Entre as 5 capitais com maior inatividade física no Brasil, três estão no Nordeste, João Pessoa, Ceará e Recife, tal dado é preocupante, pois a atividade física é uma das práticas responsáveis pela manutenção da qualidade de vida das pessoas. Na contramão desses indicadores encontram-se os praticantes destas atividades, entre eles os esportistas amadores e profissionais, a crescente onda referente ao cuidado do corpo não é suficiente para impedir equívocos no que se refere a tais práticas.(JIANG e colab., 2013)
Erros na alimentação são muitos comuns, entretanto aqui destacam-se medidas do CFN além dos programas de televisão e da mídia que exercem grande influência também, proporcionando maior acesso a informação(TRENTIN e colab., 2012). Todas as medidas citadas são insuficientes quando falamos da hidratação dos praticantes de atividades físicas, todo cuidado com a alimentação em muitos casos não se estende a hidratação, sendo a segunda tão importante quanto a primeira.
Pesquisas apontam que 100% dos atletas reconhecem a necessidade de uma boa hidratação para a obtenção de bons resultados durante as práticas esportivas, em contrapartida 38,6% dos atletas se hidratam de forma errada ou insuficiente, além disso pesquisadores constaram que 54,6% dos atletas apresentaram conhecimento considerado insuficiente sobre o processo de hidratação.(SOUSA e COSTA, 2017)
“A maioria dos atletas tem hábitos hídricos inadequados, principalmente quando comparados ao nível de entendimento sobre o tema. Sugere-se o reforço de orientações e estabelecimento de estratégias, visando ratificar a seriedade do assunto e atenuar os possíveis riscos associados ao calor”(FERREIRA e colab., 2009).
Entre os produtos disponíveis para a hidratação dos atletas, podemos citar, água, sucos (naturais e industrializados), repositores e água de coco como sendo os principais. Os repositores eletrolíticos são largamente utilizados no Brasil e principalmente no mundo, aparecem em olímpiadas, copas do mundo, jogos de inverno e em eventos de grande porte. Muitos atletas são patrocinados por essas marcas inclusive dentro do território nacional, o destaque aqui é a marca Gatorade líder mundial nessa categoria de bebidas, grande patrocinadora e incentivadora do esporte.
No período de março de 2003 á abril de 2005 na RMR – Região Metropolitana do Recife a PepsiCo empresa responsável pela marca, após a realização de uma pesquisa para melhor compreensão do mercado e do processo de escolha dos consumidores recifenses, financiou uma larga campanha com o objetivo de ampliar suas vendas, firmando-se como principal escolha dos atletas para o processo de hidratação. Entre as medidas adotadas destacam-se: o abastecimento da orla, centralização das ações e contato com os PDV’s – pontos de vendas.
...