SEGURANÇA PRIVADA
Ensaios: SEGURANÇA PRIVADA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MARCIO.FERREIRA • 2/3/2014 • 1.415 Palavras (6 Páginas) • 1.419 Visualizações
Técnicas e Métodos no Planejamento de Segurança – SEGURANÇA FÍSICA
Prof. Norberto José de Oliveira
“Segurança Empresarial”
“Segurança física”
Conceito: São todos os recursos adotados explorando meios materiais ou naturais, utilizando-os como barreiras físicas de proteção a uma empresa, a fim de impedir e / ou dificultar o acesso de pessoas a pé, motorizadas e ou animais em geral, as quais classificam como seguranças físicas estruturais e artificiais ou naturais.
O propósito básico das barreiras físicas é desencorajar e impedir qualquer entrada clandestina na empresa. Elas identificam e delimitam a área geográfica total e a área protegida.
Segurança Estrutural; São figuradas como sistemas eletrônicos de todas as espécies, cercas, muros, correntes, barras, placas, grades, portões, cavaletes, quebra-molas, cancelas e assemelhados.
Segurança Artificial / Natural; São figuradas como penhascos, desfiladeiros, rios, lagos, mares, fossos, valas ou terreno bem acidentado. Esses obstáculos para serem considerados, devem proporcionar dificuldades para serem vencidos e oferecerem um grau de proteção alternativo ou complementar as barreiras estruturais.
Planejamento de uma segurança física; Devemos observar todos os pontos existentes dentro de um universo de situações as quais podem atingir a empresa que estiver elaborando o planejamento. Para isso temos que trabalhar sempre utilizando o “Trinômio de Segurança” – Risco, Proteção e Defesa.
Os conceitos básicos são os seguintes:
• Risco: Significa perigo ou possibilidade de perigo. Quando fora de controle pode vir a resultar em danos e perdas, materiais e ou humanas.
Os danos e perdas, geralmente, trazem: lesões para as pessoas de modo geral; danos a equipamentos, máquinas e estruturas; perda de matéria prima em estoque ou em processo; redução da capacidade produtiva da empresa, entre outros fatores.
Aspectos clássicos sobre riscos
• Administrativos: São riscos gerenciais que sobrepõem sobre o Administrador, podendo ter proporções desastrosas da imagem da empresa junto ao mercado ou projeções positivas, auferindo lucros e prestígios para a empresa.
• Políticos: São riscos voltados a legislação, decretos, portarias, resoluções e etc., proveniente dos governos federal, estadual e municipal.
• Inovação: São riscos direcionados a evolução de investimentos em tecnologia, novos produtos e serviços, necessários às novas exigências de um mercado globalizado.
Todos os pontos devem ser observados para uma evolução global de ações, devendo respeitar os critérios e soluções.
• Proteção Significa anulação ou redução do fator risco. Esta variável pode ser dividido em três categorias de proteções, que denominamos metodológicas, pessoais e físicas, e deverão correlacionar entre si, dentro do planejamento.
Aspectos clássicos sobre proteção
• Metodológicas: São medidas que dizem respeito a diretrizes, normas, instruções, regulamentos, procedimentos e materiais didáticos para treinamentos. Podem ser apresentadas de formas verbais ou escritas, mas são imprescindíveis para eficácia do planejamento.
• Pessoais: É o orgânico envolvido no planejamento. Afinal, é por meio de suas competências e habilidades, a garantia da eficácia e sucesso. Devemos sempre atentar para o custo benefício da mão-de-obra, sistemas eletrônicos ou mecânicos, na hora de elaborarmos o planejamento, oferecendo sempre o melhor para nossa empresa e Diretoria.
Aspectos clássicos sobre proteção
• Físicas: São todos os tipos de materiais de proteção como sistemas eletrônicos de toda espécie, cadeados, fechaduras, cofres, caixa forte e etc., que bem dimensionados formam uma eficiente proteção. Contudo, seria um erro pensar que ela, dissociada de um procedimento de inspeção periódica, produza a proteção desejada.
• Defesa Significa o uso dos recursos previamente estabelecidos no planejamento para resistir e reagir mediante a fatos iminentes ou em ação. Poderá atuar em várias situações, principalmente nas de emergências, as quais requerem materiais, equipamentos e mão-de-obra treinada.
Podemos elencar vários recursos necessários para estrategicamente traçar um planejamento simples e eficaz, como a avaliação e análise dos pontos vulneráveis, o emprego mútuo de vários setores ou pessoas em uma única situação, a comunicação eficaz nas ordens e orientações, o emprego de recursos suplementares quando houver necessidade e uma central tática, a qual deverá coordenar todas as operações, entre muitos outros fatores que deverão ser observados de acordo com a estrutura de sua empresa.
Áreas administrativas
Conhecidas as regras básicas de um contexto geral, será apresentado um modelo de estrutura de segurança em uma empresa.
A empresa do nosso exemplo será um hipermercado, situado em em contagem. Após conhecermos a sua planimetria (planta), será apresentado um planejamento básico de segurança. Devemos lembrar que segurança nunca é perfeita, podendo sofre baixa e prejuízo, onde enfim entra o último recurso, que é o seguro. Com relação ao planejamento, será analisada a seguinte situação
1. Estabelecimento com capacidade constante em torno de 3.000 de pessoas por hora, dividida em toda as posições dentro da planta. Na parte dos fundos, o terreno é acidentado, existem 02 aglomerados com baixo nível econômico, com gangues rivais e forte ponto de tráfico.
2.O estabececimento conta com 02 saídas do estacionamento principal com sentido a rodovia, com fácil acesso a outras localidades;
3.Existem 04 saídas de emergências, com capacidade de fluxo para suportar 500 pessoas, fora as 02 de entradas;
4.Existem 02 acessos para o estacionamento frontal e 01 para o estacionamento no piso inferior do hipermercado;
5.A área de almoxarifado fica atrás do estabelecimento, onde possui apenas 01 portão de acesso para carga e descarga;
6.A área de “Administração, Diretoria e Tesouraria” ficam localizados nos fundos do estabelecimento;
7.A área de Segurança
...