TEORIA ADMINISTRATIVA
Artigos Científicos: TEORIA ADMINISTRATIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: safiragrego • 26/5/2014 • 666 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
CURSO ADMINISTRAÇÃO
APOSTILA DE ADMINISTRAÇÃO
TEMA: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
As Organizações.
– As organizações são indiscutivelmente o tipo de sistema social predominante das sociedades industriais. Enquanto que antes a sociedade era constituída de um sem-número de pequenos sistemas sociais desorganizados, hoje são as organizações que dominam o panorama social contemporâneo.
– Hoje, raramente o homem trabalha, defende os seus interesses e mesmo se diverte por conta própria, de forma isolada. Ele está inserido em organizações que coordenam o seu trabalho, seu estudo, seus interesses, suas reivindicações.
– É lícito afirmar que a sociedade moderna se caracteriza pelas organizações.
– O desenvolvimento industrial desenrolou-se dentro de dois dos principais tipos de organização: as empresas e o Estado. Quanto mais as empresas e o Estado se organizavam, quanto melhor suas relações se ajustavam, quanto mais o trabalho era racionalizado e sistematizado através das organizações, maior era o desenvolvimento.
– Não existe dúvida de que o progresso de uma nação ou de uma sociedade, depende da sua capacidade de organizar a atividade humana.
– A organização é necessária para criar um Estado, para formar um exército, para propagar ideologias e religiões, ou para levar adiante o desenvolvimento econômico.
– O desenvolvimento é um processo integrado de transformação social que tem nas organizações um de seus principais instrumentos.
– Um sistema social qualquer não necessita ser eficiente, produtivo. Já nas organizações, a eficiência - ou pelo menos a procura de eficiência - é uma condição de existência. Se esta condição não se verifica, a organização não existe, o sistema social em questão não se caracteriza como organização.
– O primeiro objetivo de uma organização é, em tese, o aumento da eficiência. Sem eficiência, sem produtividade, não há organizações; sem o aumento da eficiência, não existe desenvolvimento.
– Não existe organização sem administração, e a recíproca é quase totalmente verdadeira.
– O desenvolvimento é um processo de aumento de renda per capita, através da recombinação sistemática e racional dos fatores de produção.
– Essa recombinação visa um melhor aproveitamento dos fatores de produção, visa à obtenção de um maior resultado para um dado esforço.
– Visa, enfim, ao aumento de produtividade, que é, portanto, a chave do desenvolvimento.
– Se a produtividade é o princípio fundamental que orienta as organizações, é fácil compreender a importância da produtividade para com o desenvolvimento e para com a sociedade moderna como um todo.
– A produtividade é uma relação entre o resultado e o esforço aplicado para obtenção do mesmo.
Perspectivas da Organização
– Racional
– Natural/Sistêmica
– Aberta/Contingencial
Relações com o Meio Ambiente
São formas de se apresentar a evolução do pensamento - dentro de cada perspectiva encontramos várias escolas.
A efetividade de uma organização
– A efetividade se verifica através do atendimento das expectativas dos “stackholders”.
– A partir do momento que uma organização passa a atender satisfatoriamente todos os interesses dos stackholders, a sua “eficácia”
...