TGA (Administração da teoria geral)
Projeto de pesquisa: TGA (Administração da teoria geral). Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandacelias • 18/11/2013 • Projeto de pesquisa • 4.704 Palavras (19 Páginas) • 289 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro Educacional a Distância - (CEAD)
CURSO: ADMINISTRAÇÃO – 2º SEMESTRE
ALUNOS:
THAISA AQUINO SOUZA – RA: 436239
FERNANDA CELIA DA SILVA - RA: 443881
ERIVAGNER JOSE DA SILVA – RA: 445303
ATPS: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
CUIABÁ-MT / 2013-2
Sumário:
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Etapa 1 – passos 1 e 2
4. Etapa 2 – passos1 e 2
5. Etapa 3 - passo 1, 2 e 3
6. Etapa 4 – passos 1, 2 e 3
6.2. Considerações finais
6.3 Referencias
INTRODUÇÃO
Ao se retratar da TGA (teoria geral da administração), podemos concluir que um conjunto de normas principais que complementam, no intuito de gerar desenvolvimento é através da eficácia e da influência pode-se gerar produtividade e lucro.
Tais teorias tiveram seu reconhecimento no início do século xx, após a chegada da Revolução Industrial, pois era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente no país onde existia urgência em organizar e controlar a produção de bens.
A Administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos, tem seu inicio no final do século XIX, pois houve verificação pratica de desenvolvimento social e econômico que passara pelas organizações, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas.
Assim, pode-se considerar que, no contexto, econômico e político no qual se vive não há um único lugar no planeta que não demande ser administrado.
Várias Teorias surgiram, com o passar do tempo. Dentre elas destacam-se TAYLOR (1903). Fundamentada em tempos e movimentos, FAYOL (1016), com a Teoria Clássica, a Burocrática de WEBER (1909), Teoria Estruturalista, escola de Relações Humanas, Teoria Comportamental entre outras.
Desta forma pode-se dizer que a administração esta inserida em todas as áreas das relações humanas.
DESENVOLVIMENTO
TGA (Teoria Geral da Administração)
A palavra Administração vem do latim AD (direção, tendência para) e MISTER (subordinação e o obediência ).
Desta forma, diz-se que administração, trata planejamento, da estruturação, da direção e do controle de todas as atividades, diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização.
Sendo dividida em três partes:
HABILIDADES HUMANAS: Capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas situações e motivações e liderar o grupo de pessoas.
Tem como subgrupos:
COMUNICAÇÃO: Que é a capacidade de transmitir uma informação para um elo, e este fazendo chegar até ao ouvinte.
LINGUAGEM VERBAL: Ocorre quando as palavras têm graus distintos de abstração e variedade de sentido.
LINGUAGEM NÃO VERBAL: Comunicação através de movimentos faciais e cooperam, gestos e olhares e etc.
FLEXIBILIDADE: Agilidade, resposta rápida r facilidade de adaptação do funcionário aos diversos cenários.
PRÓ-ATIVIDADE: O tomar iniciativa acaba se tornando uma motivação extra de incentivo a todos ao seu redor.
ESPIRITUALIDADE: Viver em harmonia com suas crenças mais profundas. Não abrir mão dos preceitos morais, dos valores, no ambiente de trabalho
O livro “Historia e o das Riquezas do Homem” de Leo Huberman; retrata a historia da economia, e também a dos pensamentos econômicos.
Nota-se que a concentração de riquezas acontece econômica. Neste artigo, tal contexto iniciou-se devido grandes explorações de minérios no BRASIL, sendo que as riquezas eram concentradas de forma desigual em PORTUGAL.
Informa-nos que o surgimento das cidades feudais, teve grande influencia dos mercadores da época, onde estes uniram para criar concentrações comerciais, libertando-se da manipulação cultural e religiosa.
Entretanto, os Mercantilistas acreditavam que o prejuízo de um país estava ligado ao lucro do outro, acarretando no que fora chamado de GUERRAS COMERCIAIS.
Dividindo assim a sociedade econômica em: Clero, Nobres, Burguesia e Camponeses.
Sendo o poder ditado pelos estados do clero e nobres, a Burguesia (que apenas tinha o dinheiro), manifestou-se para manipular o povo, e revoltas e a justificativa de liberdade.
No entanto, os burgueses seriam os mais beneficiados, pois haveria acumulo de dinheiro e capital.
Surgindo assim o capitalismo, que nada mais é do a utilização de moeda para obtenção de mais moeda.Neste período iniciou-se a expansão comercial e a globalização.
Tal período, fora onde os burgueses começaram a importar escravos da ÁFRICA, pois não era vantagem que os camponeses trabalhassem na indústria.
Devido ao grande crescimento das indústrias e a ganância de grandes comerciantes, os pequenos artesões não tiveram vez, por causa concorrência desleal.
Nesta época, os camponeses perderam suas terras e passaram a trabalhar como assalariados.
O comercio na mão da burguesia e a ganância de obter cada vez mais lucro, causando a substituição dos trabalhadores por maquinas, surgindo o desemprego e muitos outros problemas sociais, como a pobreza, vidência e a miséria.
Todavia, a igreja católica não apoiaria o comercio, a burguesia se viu diante de um grande dilema.
Tal acontecimento histórico direcionou a economia ao perfil de hoje que conhecemos.
...