TRABALHO DE ECONOMIA
Trabalho Escolar: TRABALHO DE ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pamelabm • 28/9/2014 • 554 Palavras (3 Páginas) • 224 Visualizações
TRABALHO DE ECONOMIA
UBERABA
2012
TRABALHO DE ECONOMIA
Trabalho apresentado como requisito parcial para nota da disciplina de Economia do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, das Faculdades Associadas de Uberaba - FAZU.
UBERABA
2012
Real é moeda que mais perdeu valor em 2012 (e disparado)
Atuação do governo ajuda a explicar o desempenho da moeda brasileira
A crise econômica tem tido um efeito parecido sobre as moedas de vários países emergentes. Com a fuga do risco, os investidores têm saído desses mercados e procurado ativos mais seguros, como o dólar. O resultado é a desvalorização em relação à moeda americana. No Brasil, contudo, esse fenômeno foi exacerbado pela atuação do governo no câmbio.
“O real é a moeda que mais perdeu frente ao dólar em 2012. E disparado. Enquanto muitas das moedas emergentes perderam fôlego frente à moeda norte-americana por conta da aversão ao risco global, o real segue se depreciando na marcha forçada do governo rumo à blindagem falha da economia”, explica o economista-chefe da Gradual Corretora, André Perfeito.
De acordo com os cálculos do economista, o real acumula no ano uma desvalorização de 8,08% em relação ao dólar. É um resultado bastante diferente do México, outro país emergente, cujo peso se apreciou 5,93% na comparação com a moeda americana. Para Perfeito, o governo pode ter ido longe demais nas medidas para desvalorizar o real com o objetivo de ajudar a indústria do país.
Análise
A alta do dólar coloca a empresa estatal numa situação cada vez mais estranha por não poder elevar o preço do produto que fornece às distribuidoras, sejam elas do seu próprio grupo ou concorrentes. O preço dos derivados tem a ver diretamente com o custo da matéria-prima e a cotação do dólar. Quando os dois sobem e a empresa não pode mexer no preço interno, o prejuízo aumenta.
Cuba silencia suposto acordo entre Colômbia e Farc
A única referência oficial ao tema na ilha foi a difusão da notícia no site ''Cubadebate'', um dos meios de comunicação estatais
Havana - O governo cubano e as embaixadas de Colômbia, Noruega e Venezuela em Havana permaneceram em silêncio absoluto nesta segunda-feira em relação ao suposto acordo assinado em Cuba entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para iniciar um diálogo de paz em outubro em Oslo.
A única referência oficial ao tema na ilha foi a difusão da notícia no site ''Cubadebate'', um dos meios de comunicação estatais, mas citando apenas os dados divulgados pela ''Telesur'' sem acrescentar nenhum detalhe novo.
Fontes
...