Worldsteel prevê novo recuo da demanda mundial por aço em 2016
Por: Gabriela Sylva • 9/5/2018 • Resenha • 342 Palavras (2 Páginas) • 278 Visualizações
Leiam a reportagem publicada no início de 2016:
NOTÍCIA
Worldsteel prevê novo recuo da demanda mundial por aço em 2016
Estadão Conteúdo 13.04.16 - 11h14
A demanda mundial por aço deve contrair pelo segundo ano consecutivo em 2016 antes de se recuperar, afirmou hoje um relatório publicado pela World Steel Association, que representa cerca de 85% da oferta mundial de aço. A principal razão da queda do consumo é a China. A desaceleração da segunda maior economia do mundo deve levar a demanda de aço a contrair 0,8% em 2016, para 1.488 milhões de toneladas, antes de subir 0,4%, para 1.494 milhões de toneladas no ano seguinte. No ano passado, a demanda mundial caiu 3%. “O ambiente econômico enfrentando pela indústria do aço continua desafiador com a desaceleração na China impactando (clientes de aço) em todo o mundo”, disse Narendran, presidente do comitê de economia a da Worldsteel. Fonte: Dow Jones Newswires.
Fonte: https://istoe.com.br/worldsteel-preve-novo-recuo-da-demanda-mundial-por-aco-em-2016/
Considerando a notícia e os dados do balanço, pede-se fazer uma análise nos seguintes pontos:
a.) Situação da liquidez da empresa
R. Observa-se no balanço que a liquidez da Gerdau vem caindo nos últimos 3 anos, isso se deve por um possível aumento dos compromissos de longo prazo (exigível a longo prazo no passivo).
b.) Situação do ciclo financeiro
R. O ciclo financeiro teve um aumento em 2014 e foi diminuindo nos anos correntes, sendo assim supostamente porque está comprando mais matéria prima e sua capital de giro aumentou, aparentemente a empresa está com a saúde financeira positiva.
c.) Situação da rentabilidade
R. Observa-se que a rentabilidade ficou negativa em 2015 e 2016 talvez pelo fato de que a maior parte das razões de fracasso estão ligados às ações de marketing pouco eficazes ou simplesmente não realizadas por empresas, embora a empresa em questão seja de grande porte.
d.) Situação do endividamento
R. Observa-se que a Guerdau aumentou seu endividamento presumivelmente houve aumento da dívida devido à desaceleração na China, que impactou todos os clientes de aço do mundo, fazendo com que a demanda mundial caísse 3%, razões pelas quais a empresa acabou ficando no vermelho.
Referências Bibliográficas:
Disponível em https://exame.abril.com.br/pme/as-20-principais-razoes-que-levam-uma-empresa-ao-fracasso/. Acesso em 01/03/2018
...