Ética Em Compras
Trabalho Escolar: Ética Em Compras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Penhasilva • 26/12/2014 • 570 Palavras (3 Páginas) • 205 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA
ALUNA: Maria da Penha Silva
CURSO: Administração P04 Noite
DISCIPLINA: Administração de Materiais
PROFESSORA:
ÉTICA EM COMPRAS
Quando se fala ou lembra de um setor de compras, percebe-se que passa pela cabeça da maioria das pessoas que é um setor onde os funcionários que lá trabalham são presenteados por grande parte de seus fornecedores. Presentes estes, do mais simples e barato até o de mais alto valor financeiro. E é justamente o aceite destes presentes pelos compradores, que geram nas pessoas uma dúvida com relação a conduta dos mesmos. Perguntas são indagadas: Será que este fornecedor foi beneficiado? Será que o comprador aceitou o suborno de um fornecedor?
Segundo Vazquez (apud Godinho et al, 2001), “ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é a ciência de uma forma específica do comportamento humano”. Levando esse conceito para o setor de compras, este comportamento ético é essencial dentro de qualquer empresa e sobretudo fundamental no departamento de suprimento. Ao negociar com os vendedores, cabe ao comprador apresentar uma conduta ética e sobretudo transparente em suas relações com os fornecedores. A gestão de compras trabalha normalmente com grande quantia em dinheiro. E em função da necessidade de constante contato com os fornecedores, os compradores tendem a ter uma relação bem próxima e estreita com os mesmos. Esta relação estreita acaba influenciando alguns compradores desonestos a aceitar suborno de seus fornecedores em troca de uma compra ou serviço executado na empresa.
Deste modo, o profissional de compras jamais pode esquecer que não está comprando para ele mesmo, mas para a empresa em que trabalha. E é sempre desse modo que ele tem de pensar ao analisar os orçamentos dos fornecedores. Esta conduta representa a base ética de todo profissional de compras. É esta a conduta correta e esperada pelo setor de suprimentos. Em síntese, o bom senso nos diz que nada deve ser aceito se causar uma situação em que nos sintamos submissos.
De acordo com Stukart (2003) toda empresa deve procurar métodos para garantir a integridade de seus compradores, ou seja, adotar algumas maneiras de se prevenir contra o suborno no setor de suprimentos. Ele cita alguns deles:
• Exemplo ético da cúpula da empresa;
• Rotação de compradores;
• Auditoria interna e externa;
• Código de Ética claro e explicado.
Compradores profissionais que sabem conduzir uma negociação comercial de maneira ética e transparente, sem se submeterem a qualquer tipo de suborno, tem que ter o seu valor reconhecido tanto pela empresa como também pela sociedade, pois sem dúvida, é um indivíduo, de uma forma geral, uma pessoa melhor, servindo de exemplo para as gerações futuras, que terão consciência de que ser honesto é acima de tudo uma obrigação.
É necessário lembrar-se de que não há nada mais recompensador para os
...