A Globalização Nas Relações Internacionais
Por: F.Dayse • 3/6/2019 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 429 Visualizações
A globalização é resultado de uma integração mundial, ou seja, uma integração de carácter global no qual a mesma se divide em aspetos económicos, culturais e políticos.
A globalização faz parte da fase ou até mesmo o módulo mais avançado do capitalismo, sendo que com a globalização muita coisa se alterou, tendo aspetos positivos e negativos.
Começa pelo Movimento económico, político e cultural, nos anos 80, simbolicamente com a queda do muro de Berlim (1989). Podemos destacar como fatores impulsivos para a globalização, as revoluções em meios tecnológicos e nos meios de transportes.
As trocas comerciais passam a não ter fronteiras políticas, todos compram e vendem a todos.
[pic 1]
Temos vantagens, como a diminuição do preço dos bens de consumo, até porque havendo concorrência é sinónimo de preços mais baixos; o aumento significativo do volume de negócios e riqueza dos empresários privados, tudo isto é favorecido também pela abertura das fronteiras, para a circulação de pessoas e bens e beneficiando as trocas culturais.
[pic 2]
[pic 3]
Mas por outro lado temos também as desvantagens, e como consequência negativa temos a desindustrialização dos países do 1º mundo, sendo que o aumento da produção industrial para reduzir os preços, origina o esgotamento dos recursos naturais e também dá origem a um aumento da poluição catastrófico; por sua vez as novas indústrias são sustentadas por mão-de-obra barata e sem direitos e assim desencadeia o aumento do desemprego.
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
...