A visão politica de Maquiavel
Por: Dri Leite • 13/4/2019 • Monografia • 515 Palavras (3 Páginas) • 408 Visualizações
A visão politica de Maquiavel.
Nicolau Maquiavel (1469-1527) natural da cidade de Florença foi um grande pensador filosofo que dedicou sua vida a politica, consagrado como fundador da politica moderna e como o primeiro que apresentou uma filosofia realista sem utopias voltada para a realidade do mundo em pleno contexto renascentista demostrou ser realmente um ícone muito além de seu tempo.
O contexto histórico na qual viveu foi um período conturbado de intensa mudança de governo seu pais se encontrava em meio a desordem politica pois não era de fato um pais centralizado mas uma região composta por varias cidades estados independentes uma Itália fragmentada onde disputas de poder, golpes e jogos políticos eram comuns. Trabalhou na segunda chancelaria como um diplomata e homem de estado realizando viagens e fazendo analises das mais variadas formas de governo e seus mecanismos, até que em um dado momento o governo sofresse um golpe sendo ele deposto de seu cargo politico e preso.
Devido suas constantes viagens e experiências adquiridas, na prisão ele desenvolve sua obra O príncipe , baseada na sua vivencia e nas observações dos mais variados mecanismos de poder e maneira de governar dos homens o próprio Maquiavel demostra como um príncipe deve agir sendo sagaz, como se comportar e quais atitudes deve tomar para ser um bom principado ou melhor um governante. dedicada ao príncipe Lorenço de Medici governante local Maquiavel demostra seu valor esperando retornar a seu cargo porem nunca voltou de fato.
Sua obra se tornou meio que um manual para as gerações que se sucederam demostrando como se governar com sagacidade e perspicácia. Sendo criticado por muitos e até comparado ao próprio satã Maquiavel não era a favor de uma politica voltada para interesses pessoais, mas por uma politica que estabelecesse a ordem em prol do bem da coletividade mesmo que esta seja rígida em alguns casos. Maquiavel queria que o governo desse um basta nesta verdadeira bagunça na qual se encontrava o pais em seu contexto histórico.
Segundo a sua obra o príncipe Maquiavel via a politica não como advinda do exterior como dada e estabelecida pelo divino, natureza ou razão mas como uma atividade puramente humana. Segundo ele o que move a politica é a luta pela conquista e manutenção do poder visivelmente exposta em sua obra. Infelizmente o pensador veio a falecer antes que sua obra fosse publicada cinco anos mais tarde em 1532.
Visto por muitos como simpatizante do mal Maquiavel não era maquiavélico, mas um homem preocupado com o bem estar de sua nação, em busca de um governo que estabelecesse a ordem. Todas as suas afirmações pautadas no que o mundo é de fato e não de como deveria ser mostra o quanto atual é seus conceitos e como de fato se dá a disputa pelo poder. Politica e religião são duas vertentes totalmente distintas pois um bom governante para ser excelente na politica não deve seguir conceitos morais cristãs pois certamente cairá na ruina, porem deve ser astuto, e sempre focar no bem da coletividade tomando medidas severas quando lhe for necessária.
...