TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empregabilidade e Empresabilidade

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 2

Empregabilidade

A empregabilidade pode ser compreendida como um nicho de habilidades e competências essenciais para uma pessoa ou um grupo conquistar e manter um trabalho, dessa forma sendo necessários os indivíduos interessados sempre estarem se atualizando e qualificando-se, procurando evitar uma estagnada de conhecimentos sobre áreas técnicas ou humanas.

O termo empregabilidade, que embora não conste ainda nos dicionários, passou a fazer parte do vocabulário organizacional. Nos Estados Unidos o termo equivalente é “employability” e significa a “condição de dar emprego ao que se sabe a habilidade de obter ou manter um emprego ou trabalho”. Empregabilidade pode ser entendida como as ações empreendidas pelas pessoas, no intuito de desenvolver habilidades e de buscar conhecimentos favoráveis ao alcance de uma colocação, seja ela formal ou informal, no mercado de trabalho Considerando que, nesta época de mudanças, as empresas estão procurando alternativas de modernização de seus sistemas e processos produtivos e passando por constantes diminuições em seu quadro de pessoal, a condição de ser empregável passa a ser mais importante do que o emprego, exigindo que as pessoas tenham maior capacidade de aprender e de se adaptar à nova realidade de mercado. Com a redução dos postos de trabalho, começa a surgir uma nova proposta na qual as pessoas não procuram mais um emprego tradicional, mas sim trabalho, passando a oferecer soluções para os diversos problemas que as empresas e a própria sociedade possam enfrentar. Essa transformação no trabalho, que vem sendo chamada de empregabilidade, deve redirecionar as relações capital/trabalho na era da informação. As pessoas que quiserem progredir devem buscar desenvolver novas habilidades e competências, incluindo-se aqui o ensino formal. Para poder fazer frente ao novo padrão, o conhecimento tornou-se o principal requisito do que se produz, faz, compra e vende. Administrar esse conhecimento tornou-se a tarefa econômica mais importante dos indivíduos, das empresas e do país.

Fonte:

 http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/1165/866 

MINARELLI, J. A. Empregabilidade: como ter trabalho e remuneração sempre. São Paulo: Gente, 1995.

Empresabilidade

É um conceito que surgiu da palavra empregabilidade, nesse caso a empresa precisa ser atraente e desejada pelos seus futuros colaboradores. Visto que os melhores profissionais sabem muito bem onde querem trabalhar e são disputados no mercado. Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 69% das empresas sofrem com a falta de mão de obra qualificada. Se as dificuldades são tantas, o ideal seria conseguir atrair os melhores profissionais para cada seleção aberta na empresa.  Algumas empresas, no entanto, já atentaram para a necessidade de ter altas taxas de “empresabilidade”, ou seja, a capacidade de atrair os melhores funcionários e também os melhores clientes, fornecedores, comunidade e investidores – os chamados stakeholders. Uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas pra fazerem seus futuros colaboradores se sentirem atraídos pelas vagas e permaneceram um tempo considerável na empresa é o branding, ou seja, a divulgação da empresa, destacando seus pontos positivos e instalando a ideia nos cândidos de “quão bom seria trabalhar nessa empresa” muitas empresas usam seus próprios funcionários para fazer essa divulgação, que traz um efeito verdadeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com