O impacto na criação de novos meios de obtenção de energia
Por: Hugo Viana • 22/9/2016 • Trabalho acadêmico • 258 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
O impacto na criação de novos meios de obtenção de energia
O desastre nuclear causou uma modificação no modo de obtenção energia do Japão. Após o acidente e a pressão por parte de ativistas para que o país abandone a energia nuclear, o governo abandonou seus planos de expandir esse modo de produção de energia e, aos poucos, fechou todos os seus reatores para fazer testes e garantir que estes são seguros e resistentes a outras eventuais catástrofes.
Até 2010, a energia nuclear representava 30% do total. Com a interrupção da produção da mesma, o Japão aumentou a importação de combustíveis fósseis e reativou antigas usinas de energia elétrica para suprir a demanda.
Pensando na substituição no modo de abastecimento do país, o Japão adotou como meta atingir a parcela de 22% a 24% do total com a produção de energias renováveis e limpas. Para isso investiu, principalmente, em energia eólica e solar.
Cerca de dois anos após o desastre, o Japão construiu seu primeiro moinho de vento em Fukushima, localizado na costa da cidade. Esse moinho se difere dos outros por ser construído em plataformas flutuante sobre o mar e faz parte de um projeto de 140 moinhos com prazo de conclusão em 2020.
Outra medida para o aumento da quantidade de energia renovável foi a construção do maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo. Construído no sul do Japão, o sistema irá armazenar o excesso das fábricas de energia, sendo possível o abastecimento desse tipo de energia durante a noite ou em condições climáticas adversas.
Referências Bibliográficas
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/03/120310_japao_energia_dg.shtml
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/05/120505_japao_nuclear_is.shtml
http://www.nytimes.com/2013/10/25/business/international/to-expand-offshore-power-japan-builds-floating-windmills.html
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2015/06/japao-vai-ter-maior-sistema-de-armazenamento-de-energia-solar-do-mundo.shtml
http://www.brasil.rfi.fr/geral/20150811-linha-direta-japao
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/japao-retoma-energia-atomica-apos-2-anos-de-blecaute-nuclear.html
...