Resenha Alexander Hamilton
Por: pallavicini • 23/11/2017 • Trabalho acadêmico • 560 Palavras (3 Páginas) • 387 Visualizações
‘CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UNICEUB
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Disciplina : Economia Política Internacional
professor: Luciano Muñoz
Aluno: Vitor Alves Pallavicini
Alexander Hamilton
REPORT ON MANUFACTURES
Hamilton, Alexander, REPORT ON MANUFACTURES, EUA, DECEMBER 5, 1791
Alexander Hamilton, aos 22 anos já era auxiliar de campo de George Washington durante a Guerra da independência, e aos 33 anos se tornou o primeiro secretário do tesouro dos Estados Unidos. Ao longo desse período ele enviou cinco relatórios ao Congresso, um deles foi o Report on Manufactures, onde ele defendia a intervenção do Estado para promover um auxílio às indústrias e criação das mesmas para diminuir a presença de produtos ingleses, enfraquecer sua importação para dentro dos EUA e “aquecer” o mercado nacional, fazendo assim políticas que tinham como objetivo promover uma maior aplicação prática da independência do país.
Hamilton primeiramente aborda de maneira complexa e faz várias críticas ao mercado interno americano e seu processo de produção, dizendo que a população é pequena de mais se comparado com o território, que há ”atrações” para emigração presentes em todo o país, possuindo uma deficiência de capital pecuário, a existência de monopólios, seu comportamento na economia em relação a controle de mercadorias, preço e que a comparação de seu mercado interno com a Europa seria algo entendido como desleal. Para ele era preciso um incentivo e encorajamento ao crescimento da industrialização e promover uma maior segurança ao sistema econômico norte americano e para alcançar tais metas era preciso promover certas políticas estatais, como subsídio de indústrias para melhorias em sua estrutura e para estimular a exportação de produtos, regulamentar o comércio através do controle e modificação de taxas alfandegárias moderadas.
Essas políticas estatais não visavam exatamente desestimular totalmente as importações de mercadorias, mas sim impulsionar e proteger as indústrias nascentes até que pudessem competir com o mercado internacional. Além disso, para apoiar a industrialização nacional, essas políticas também tinham como objetivo a criação de novos empregos, aumentar a imigração de estrangeiros para o país e amplificar vários setores da economia dos Estados Unidos, principalmente no setor de ciência e tecnologia, permitindo um aperfeiçoamento dos demais setores. Hamilton também reconhecia de uma forma plena, que havia uma necessidade da implementação de um sistema de proteção seletivo, usando critérios para determinar quais indústrias precisariam de uma atenção maior do que as demais.
Por fim, o objetivo mais claro e palpável de Alexander era a pretensão de que o Estado executasse um papel de complementação
...